Coronavírus Madeira

Autoridades da Madeira pedem para ignorar mensagens do Ministério da Saúde

A Direcção Regional da Saúde diz que deve ser privilegiada a comunicação através da plataforma S-Alerta Cidadão. Foto DR
A Direcção Regional da Saúde diz que deve ser privilegiada a comunicação através da plataforma S-Alerta Cidadão. Foto DR

Através de um comunicado, a Direcção Regional de Saúde pediu aos madeirenses para ignorarem as mensagens (SMS) enviadas pelo Ministério da Saúde, durante o período de isolamento ou de quarentena.

“A Direcção Regional de Saúde informa que os utentes positivos e/ou contactos de casos positivos na Região Autónoma da Madeira devem privilegiar os meios de comunicação regionais, institucionais, para acompanhamento da sua situação, no âmbito da covid-19, nomeadamente a aplicação S-ALERTA/CIDADAO”, refere a mesma fonte.

A DRS lembra que a Região se rege “por medidas específicas no âmbito da covid-19 e a recepção de alguns conteúdos informativos, via telemóvel, está a causar alguma instabilidade”.

Conforme apontam, “a aplicação https://s-alerta.pt/CIDADAO/ através do IASAÚDE e DRS, emana diariamente mensagens informativas para os casos positivos e contactos de casos positivo e são estas as mensagens que devem ser valorizadas pelo cidadão”, reforçam.

A DRS recorda ainda que “através da nova plataforma electrónica, https://s-alerta.pt/CIDADAO/ o cidadão pode aceder à informação sobre as novas regras de isolamento, esclarecer dúvidas, requerer declarações e certidões relacionadas com a doença covid-19 de forma simples e sem constrangimentos”.

Tal como o DIÁRIO já noticiou oportunamente, esta plataforma está disponível para todos os cidadãos, embora algumas das suas funcionalidades estejam reservadas para os utentes com resultado positivo e/ou contactos de risco, mediante autenticação com um “PIN” (no caso dos casos positivos) que é remetido por mensagem.

As funcionalidades desta plataforma estão disponíveis, apenas, para os casos positivos comunicados a partir de 7 de Janeiro, inclusive.