Madeira

Associação Sem Limites assinala 10.º aniversário de muitas barreiras por derrubar

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação Sem Limites assinala hoje, 13 de Janeiro de 2022, o seu 10.º aniversário, ocasião aproveitada para emitir um comunicado onde lança alertas e realça conquistas.

"Criada em 2012, constituída e dirigida por pessoas com necessidades especiais, teve como principal objectivo ser regional e lutar pela defesa dos direitos da nossa população", começa por realçar a nota assinada pelo seu presidente, Filipe Rebelo.

"Reconhecida pelo Centro de Segurança Social da Madeira como Instituição Particular de Solidariedade Social, procuramos desde o início que a Associação fosse conhecida em todos", diz. "Procuramos estabelecer parcerias com os Municípios, vincando a nossa actuação na área da defesa dos direitos e através da Campanha 'Dê Uma Tampa à Indiferença', na recolha de tampinhas para angariação de fundos para a doação de material ortopédico", recorda.

Além disso, "vincamos muito as barreiras arquitectónicas existentes nos centros de cada concelho, os estacionamentos reservados a pessoas com deficiência, apelamos ao bom senso da população para os direitos e, também deveres desta população. Fomos de encontro às crianças, nas escolas, através de sensibilizações quer das tampinhas, quer destes mesmos direitos, para que pudessem chegar a casa e transmitir aos pais. Achamos que conseguimos mudar algumas mentalidades. Mas o trabalho não terminou, muito pelo contrário. É um trabalho contínuo", acredita Filipe Rebelo.

A Associação Sem Limites, diz, tem conseguido que, "ao nível do material ortopédico" e através da campanha 'Dê Uma Tampa à Indiferença', continue "a ser um sucesso, com algum abrandamento de recolhas em 2020, devido à pandemia. Em 2021, podemos referir que foram enviadas cerca de 24 toneladas de tampinhas. Tendo sido entregues 35 equipamentos, dos quais 22 cadeiras de rodas manuais; 4 comparticipações de cadeiras de rodas eléctricas; 4 camas articuladas; 2 cadeiras de banho; 1 canadianas; 1 andarilho; e 1 Palmilha", faz o balanço da solidariedade.

"Foram 10 anos de muitas conquistas, vitórias, mas também de grande trabalho em prol da população com deficiência", advoga. Mas, "no futuro, esperamos continuar a dar resposta aos que nos solicitam apoio, quer ao nível do material ortopédico, interpretação de legislação, acesso a serviços e informações. Pretendemos comemorar os 10 anos, durante o corrente ano, com algumas actividades e convívios, de acordo com o que a situação pandémica nos permitir, salvaguardando sempre a saúde dos nossos sócios e simpatizantes", conclui.