Madeira

CNN Portugal emite reportagem sobre a vida de Joe Berardo

None

A CNN Portugal emitiu uma reportagem sobre Joe Berardo, intitulada 'My nome is Joe'.

A reportagem contou com a colaboração do DIÁRIO, que cedeu algumas fotos de arquivo.

Ao longo de 30 minutos, a CNN Portugal conta a história do comendador, como Joe Berardo gosta e ser tratado, desde o nascimento na Madeira, onde nasceu pobre, e a emigração para África do Sul, onde fez fortuna nas minas de ouro, com relatos de pessoas que o conheciam de perto e que o acusam de ter enganado os sócios.

A reportagem da CNN Portugal dá também conta do seu regresso a Portugal, no fim dos anos 80, após vários casos polémicos que o deixaram a braços com a justiça sul-africana.

Focando-se no regresso do comendador à sua terra natal, relata ainda os investimentos feitos em várias áreas, em parceria com Horário Roque, como no Banif e o Savoy, e a sua proximidade ao regime de Alberto João Jardim, então presidente do Governo Regional. 

O coordenador regional do PCP, Edgar Silva, disse que Berardo tornou-se "num promotor do próprio regine" jardinista após o Governo Regional procurar "criar formas de incentivo e de apoio" com a sua vinda para a Região.

É apoiado pelo jardinismo e protegido pelo jardinismo e torna-se também num promotor e defensor do regine. Há aqui uma ligação directa entre o ser protegido e o ser reconhecido ao regime. É uma das peças importantes do jardinismo". Edgar Silva

A proximidade ao regime abriu portas a novos negócios, como a compra do Monte Palace, uma propriedade que alberga um museu e jardins tropicais, com espécies exóticas vindas dos quatro cantos do mundo.

A reportagem da CNN Portugal faz também passagem pela década de 2000, altura em que consegue instalar o museu Berardo no CCB, em Lisboa, e que começou a ser considerado próximo de José Sócrates. 

Por fim, relembra que foi na comissão de inquérito sobre as dívidas ao banco público que foi descoberta uma manobra de Berardo para garantir que os bancos não conseguem executar as garantias e penhorar-lhe a colecção.

Acusado de ter enganado os bancos e o país, foi constituído arguido.

Veja a reportagem na íntegra aqui.