Madeira

Santa Casa da Misericórdia da Calheta promove Projecto +Cuidador

None

Promover as competências do cuidador na assistência ao idoso no domicílio é o objetivo principal do Projeto +Cuidador, promovido pela Santa Casa da Misericórdia da Calheta, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.

O projeto iniciou a sua fase de implementação a 5 de janeiro, com a realização de dois programas de intervenção gratuitos, sendo um, direcionado a Cuidadores Informais, e outro, com enfoque nas Ajudantes de Ação Direta e Auxiliares de Serviços Gerais do concelho da Calheta.

Os programas estendem-se até ao dia 14 de janeiro, procurando promover as competências dos intervenientes em diversas temáticas da área da saúde e do social, através de dez sessões de educação dinâmicas, que oferecem, não apenas a transmissão de conhecimentos, como também, momentos de partilha e troca de experiências entre todos.

Os conteúdos abordados vão desde a saúde do idoso, à imprescindibilidade da saúde do próprio cuidador, passando por áreas como a alimentação e hidratação, os primeiros socorros, a higiene e conforto da pessoa cuidada, assim como, a mobilização e a prevenção de úlceras por pressão, recursos na comunidade, e, o autocuidado e saúde mental do cuidador.

Estes programas procuram abranger aspectos da área da saúde e do social, dotando os participantes de ferramentas técnicas e emocionais, para pensar e cuidar num quotidiano exigente, visando a melhoria da sua qualidade de vida e a promoção da continuidade em saúde dos idosos no domicílio.

O projeto +Cuidador conta com o financiamento do Fundo Social Europeu 14-20 incluído no Eixo Prioritário: Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza, com a Tipologia de Operação - Serviço e Redes de Intervenção Social e de Saúde.