Coronavírus Madeira

Medidas de contenção da pandemia sem alterações esta semana

A garantia foi deixada hoje pelo presidente do Governo Regional

Testagem massiva da população deverá terminar dentro de duas semanas. 
Testagem massiva da população deverá terminar dentro de duas semanas. , Foto ASPRESS

As medidas de contenção da pandemia de covid-19 em vigor na Região Autónoma da Madeira não deverão sofrer alterações esta semana. A garantida é do chefe do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, e foi deixada esta quarta-feira, 12 de Janeiro, à margem da visita aos trabalhos de reconstrução da Estrada das Carreiras na Camacha. 

O governante lembra que a Região enfrenta, neste momento, um pico de infecções por covid-19 que deverá prolongar-se por mais uma semana e meia, pelo que o executivo irá aguardar para alterar as medidas em vigor.

Neste momento não vamos tomar medidas porque, do ponto do vista psicológico para as pessoas, é melhor aguardar que comecem a baixar os números para depois tomar medidas. Presidente do Governo regional da Madeira

Miguel Albuquerque referiu ainda que as alterações deverão centrar-se no número de testes rápidos de antigénio comparticipados pelo Governo Regional. Actualmente cada cidadão residente ou turista tem direito a realizar um teste por semana, - totalizando quatro por mês -: "Estamos a avaliar a situação com a Secretaria da Saúde para depois tomar medidas no sentido de aliviar a testagem massiva todas as semanas".

Dentro das próximas duas semanas o Governo Regional deverá decretar  a comparticipação de testes de despiste à covid-19 apenas para casos necessários, onde se incluem pessoas sintomáticas e profissionais ligados à saúde, educação e protecção, pondo fim à testagem massiva da população. 

Nós estamos a pensar manter a testagem sobretudo para os profissionais da saúde, da protecção civil, da segurança, de escolas e depois as pessoas se tiverem sintomas eventualmente vão testar porque a doença é muito ligeira e assim aliviamos a situação social.   Presidente do Governo regional da Madeira