Boa Noite

Números que falam

Ou tratamos do Planeta já ou não haverá futuro

Boa noite!

Depois de mais um aniversário festejado de forma contida, mas acarinhado com generosas mensagens dos que se cruzam comigo no palco da vida, regresso com 5 números que dizem mais do que aparentam.

. A OMS prevê que mais de 50% da população europeia possa ser infectada pela Ómicron nas próximas seis a oito semanas, indicando que as mutações desta variante permitem que o vírus adira mais facilmente às células humanas, podendo infectar mesmo as pessoas que foram já infectadas ou estão vacinadas. A ser assim, os máximos históricos regionais estão longe de ser alcançados. Se há ou não motivos para receios, quem gere a saúde pública é que sabe. Para que conste, na Região, em termos acumulados, só há 35.840 casos positivos confirmados até hoje, num universo de 250 mil habitantes. E nem todos são madeirenses.

. Esta terça-feira, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia reportou mais de três centenas de casos de covid-19 entre a comunidade educativa. Devem ser bem mais. Garantem-me que só numa escola do Funchal o número de baixas ultrapassa o que foi anunciado. Muito por culpa de quem teve pressa em reabrir as escolas. “Se as aulas começassem no dia 10 não havia inocentes contaminados com a ramboia dos outros. Mas há umbigos para alimentar com pioneirismos”, confidenciou-me um pai confinado de modo dar a devida assistência ao filho.

. A média semanal de ciberataques a organizações portuguesas aumentou, no ano passado, 81%, face a 2020, com uma organização a ser atacada 881 vezes por semana. Instituições ligadas à educação e à saúde são as principais vítimas das novas técnicas dos 'hackers' que também têm atentado contra a imprensa e o direito à informação. O que aconteceu ao Expresso e à SIC no início deste ano, e que já experimentamos, se bem que em menor escala, nos jornais da Região, para além de merecer repúdio obriga a uma cruzada sem contemplações contra a pirataria, mesmo que por cá ainda haja quem se divirta com o crime organizado.

. Hoje foi o primeiro dia de canais abertos para denúncias de abusos sexuais na igreja católica portuguesa. Ao final da tarde já tinham sido validados 50 testemunhos. A procissão ainda vai no adro.

. As alterações climáticas não são miragem e deviam mexer mais connosco. Só hoje soubemos que nunca esteve tão quente na Madeira e que o calor acumulado nos oceanos bateu novos recordes pelo sexto ano consecutivo. Ou tratamos do Planeta já ou não haverá futuro.