Coronavírus Madeira

Madeira vai ultrapassar hoje os 10 mil casos activos

Foto Gonçalo Maia
Foto Gonçalo Maia

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, anunciou, esta tarde, no Porto Santo, que "a previsão de casos do dia de hoje ronda os 1.200 casos" de infecção pelo coronavírus e haverá "mais de 10 mil casos activos" na Região, o que acontece pela primeira vez.

Falando na 'ilha dourada', onde esteve a acompanhar o início da vacinação das crianças, o governante fez um ponto da situação do pandemia em áreas considerada sensíveis. Assim, em unidades de saúde pública e privada há 25 casos activos, na área social 111 casos positivos e 3 surtos activos (no Hospital Dr. João de Almada, um piso no Hospital dos Marmeleiros e alguns utentes na Casa de Saúde Câmara Pestana), na educação 144 casos activos nas escolas, sendo na sua maioria alunos.

Por outro lado, neste momento há 86 doentes internados na unidade polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça e 4 nos cuidados intensivos. Pedro Ramos recordou que o Serviço Regional de Saúde tem capacidade para 150 camas para doentes Covid e 15 camas nos cuidados intensivos. "Neste momento ainda não há muita pressão, embora se aumenta o número de casos na comunidade é sempre possível que um dia ou outro haja também o aumento de alguns casos na área da unidade polivalente", declarou o governante, que revelou que há 78 pessoas infectadas que se encontram nas unidades hoteleiras reservadas para o Covid na Madeira e no Porto Santo.

Quanto â vacinação, 89% da população residente na Região tem a vacinação iniciada e 87% fez vacinação completa. Há 3.095 crianças com a vacinação iniciada e "quase três centenas de crianças" com vacinação completa. "É um número muito agradável e que nos deixa muito satisfeitos", referiu Pedro Ramos.

Em relação à vacinação no Porto Santo, descreveu que 80 crianças foram hoje vacindas, que era o número que estava previsto, e foram também administradas mais 480 doses de reforço à população em geral.  Amanhã serão administradas mais 600 vacinas naquela ilha.