País

Três dias sem luz em bairro da Trafaria força associação de apoio a crianças a adiar reabertura

None
Foto Facebook Fábrica dos Sonhos -  Maria Loureiro Fotografia

A falha de energia que deixou o bairro do Segundo Torrão, na Trafaria, sem luz durante três dias impediu que hoje fossem iniciadas as atividades na Fábrica do Sonhos, um espaço gratuito de acompanhamento das crianças daquele bairro ilegal.

A energia elétrica foi reposta no bairro do concelho de Almada mais de três dias depois de parte dos moradores terem ficado sem luz.

Em declarações à agência Lusa a presidente da Associação Cova do Mar que têm o projeto social "Fábrica dos Sonhos", explicou que não poderá abrir hoje as suas portas e receber as mais de 35 crianças que acolhe todos os dias para atividades de tempos livres e acompanhamento no estudo porque não estão reunidas todas as condições necessárias.

"É necessário fazer as arrumações e inventários que tínhamos previsto fazer e ficaram pendurados pela falta de eletricidade", disse Alexandra Leal, adiantando que as atividades só deverão retomar no dia 18 de janeiro.

Além disso, adiantou, é preciso perceber se a luz já foi reposta em todas as famílias do bairro.

Entretanto a associação aguarda a chegada das 80 lanternas encomendadas com o valor doado por várias pessoas para distribuir pelas famílias.

"Na impossibilidade de termos em quantidades suficientes para as três mil pessoas do bairro vamos continuar a distribuir uma por cada criança que more no bairro e precise", frisou.

O Segundo Torrão, na Trafaria, é um bairro precário do concelho de Almada, distrito de Setúbal, com mais de três mil pessoas que há cerca de 40 anos se começou a formar ilegalmente, uma condição que se mantém, assim como as carências habitacionais, a falta de luz, de esgotos ou de limpeza nas ruas.

Segundo Alexandra Leal, na impossibilidade de terem um contrato de eletricidade, os moradores recorrem a "puxadas" feitas de forma irregular, o que torna as sobrecargas de rede frequentes.

No domingo, a Associação Cova do Mar, que faz intervenção humanitária no Bairro do Segundo Torrão, apelou a uma ação social urgente na zona, uma vez que parte dos moradores estava há quase três dias sem eletricidade.

A associação apelou também à ajuda para a doação de lanternas ou de donativos para as comprar de forma a socorrer as famílias com o que considera ser "o mínimo dos mínimos" e alertou para a necessidade de as entidades oficiais acionarem com urgência os meios de apoio de emergência.

O projeto social "Fábrica dos Sonhos" nasceu em 2016 e tem como objetivo ser um espaço comunitário, 100% gratuito, onde as crianças possam brincar e sonhar.

Por este espaço que, segundo Alexandra Leal, sobrevive desde o início com donativos de empresas e pessoas que acreditam no projeto e na sua missão social, já passaram 112 crianças daquele bairro.

A agência Lusa contactou a Câmara Municipal de Almada no sentido de obter respostas quanto à resolução da falta de energia no bairro do Segundo Torrão e se as famílias estavam a receber apoio, mas até ao momento não obteve resposta.