Eleições Autárquicas Madeira

'Confiança' na Sé aposta em políticas de inclusão e coesão social

Assistência domiciliária, actividades de envelhecimento activo e bolsas de voluntariado são algumas das medidas propostas

None

O candidato da coligação 'Confiança' à presidência da Junta de Freguesia da Sé, Diogo Goes, no âmbito dos roteiros temáticos promovidos “pelo coração da cidade”, dedica as próximas duas semanas às políticas de inclusão e coesão social.

O roteiro tem início na semana em que se assinala o Dia Internacional da Caridade, 5 de Setembro, e prossegue até ao dia 15 deste mês, data em que se celebra o Dia Internacional da Democracia, prevendo-se a visita a vários espaços, instituições sociais e educativas.

“A qualidade da democracia está intimamente ligada à qualidade da coesão e inclusão social e à criação de condições para a emancipação social e o desenvolvimento humano. Melhores condições de habitabilidade, melhores políticas sociais e educativas são preponderantes na construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva e solidária. E todos somos responsáveis por esta construção”, destaca Diogo Goes que assume as políticas de inclusão e coesão social como prioridades da coligação 'Confiança - Sé'

O desenvolvimento de actividades ocupacionais dos tempos livres; equipas multidisciplinares para apoio aos mais desfavorecidos, criação de um programa para assistência domiciliária à população sénior; criação de uma bolsa de voluntários em parceria com instituições de solidariedade social e de ensino, reforço dos apoios sociais, apoio ao  medicamento e o desenvolvimento de ações de prevenção primária nas áreas da saúde, ações de sensibilização para a literacia em saúde e a realização de rastreios em parceria com instituições e profissionais de saúde, são propostas apresentadas por de Diogo Goes, “para dar resposta às necessidades veementes dos seniores”.

A melhoria das acessibilidades e a mitigação das barreiras arquitetónicas são outras das preocupações da 'Confiança', tendo em vista "a melhoria do espaço público e das condições de vida e conforto, especialmente vocacionadas para as pessoas com mobilidade reduzida e seniores".

A dinamização dos espaços públicos com projectos intergeracionais que versem as actividades físicas, desportivas, recreativas e de expressão artística, são outras das prioridades já reveladas ao público.