Madeira

Cinco mil elementos asseguram o combate a incêndios florestais na Região

Pedro Ramos faz um balanço positivo deste ano "diferente"

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, faz um balanço positivo do Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF), em vigor na Região desde o dia 15 de Junho, "até a este momento o balanço é positivo, temos tido um ano diferente", revela. 

Declarações proferidas à margem da visita realizada esta sexta-feira, 3 de Setembro, às equipas afectas ao programa, constituídas por um total de 5000 elementos, avançou: "temos já 5000 elementos incorporados nas equipas durante este tempo todo, 1700 equipas foram feitas". 

As Equipas de Combate a Incêndios Florestais (ECIF) garantem o patrulhamento e combate inicial de incêndios em toda a ilha, durante 24 horas por dia. O secretário destaca a "extrema importância" do POCIF para a "sinalização, detecção e o accionamento de meios para que todas aquelas áreas que de repente começam a se incendiar possam ser rapidamente resolvidas".

As nossas equipas estão com os meios necessários, e, portanto, estamos sempre em condições de detectar algo que aconteça mesmo que seja inesperado, devido a esta vigilância constante de 24 horas por dia aqui na Região. Pedro Ramos,  secretário regional de Saúde e Protecção Civil

O governante avançou que o POCIF vai manter-se durante todo o ano, atestando que o meio aéreo, Helicóptero Multimissão,  acompanhará as equipas não só para o combate a incêndios, mas também para o apoio ao resgate em montanha e para o transporte de equipas de emergência. "Naturalmente estamos satisfeitos", vinca.