Eleições Autárquicas Madeira

Duarte Gouveia fala em processo eleitoral arcaico

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Líder da Iniciativa Liberal na Madeira critica demora dos resultados das Eleições Autárquicas

Duarte Gouveia, líder do partido  Iniciativa Liberal Madeira e candidato à Câmara Municipal do Funchal, ainda não comentou os resultados das eleições autárquicas 2021, tudo devido ao processo arcaico em que se vive.

“É neste momento meia-noite e continuamos a ter apenas uma freguesia apurada no Concelho do Funchal, e continuamos a ver pessoas a festejar um processo eleitoral que é tão arcaico, feito em papel, demorado e não funcional. Porquê que isto continuar a ser assim?", começou por adiantar.

"Porquê é que não temos votos em mobilidade, ou seja poder votar onde a pessoa está? Porquê é que não temos os votos antecipados, podendo votar antes se a pessoa quiser votar antes e não ter que esperar para votar no dia específico?. Porquê é que temos que esperar pelos resultados desta forma arcaica, com uma recolha de um processo eleitoral que não lembra a ninguém, e para um século XXI que a tecnologia já existe? Porquê é que temos que fazer isto todo?"

Duarte Gouveia veio ainda a reforçar, que, dos comentários que posso fazer neste momento "é que lamento que ainda continuemos a ter um processo eleitoral tão lento, tão arcaico, tão antiquado".

"Nos gostaríamos, na vertente política da Iniciativa Liberal, do pilar político, de ter modernização, de apostar em tecnologias e em processos novos que garantam mais eficiência, mais direitos às pessoas, nomeadamente o pode votar em mobilidade, o poder votar antecipadamente. Tudo isso pode ser mudado se as pessoas quiserem ter novos métodos e novas abordagens e não as clássicas. As pessoas merecem mais respeito mais tecnologias e não estarem à meia-noite sem fazer a mínima ideia do que são os resultados."

Mesmo sem querer fazer qualquer análise aos resultados, o candidato da IL à Câmara Municipal do Funchal adiantou que "segundo as poucas mesas que vimos e daquilo que recolhemos temos votações que estão na ordem de 1%, algumas estão na ordem dos 3%, pelo que temos não permite uma análise real e profunda. De qualquer maneira são números que são acima do nosso resultado das Regionais, mas queremos saber melhor qual é o verdadeiro resultado eleitoral.