Artigos

Organizem-se

Quanto vale a informação recolhida e salvaguardada durante o tempo de vida de um atleta?

Para o tema de hoje tomarei como exemplo factos divulgados e vulgarizados, parecendo ser até normais, quando algumas pessoas nas suas opcionais actividades lúdicas ou lúdico-desportivas, seja nas montanhas da nossa laurissilva, seja no oceano atlântico, desapareçem súbitamente, andam perdidas dias a fio, são vítimas de acidentes mal explicados ou até mesmo, acabam por falecer sem razão esclarecida. Acontecimentos nas práticas eventuais de montanhismo, nos passeios em levadas, na natação de recreio e no mergulho amador. As contrariedades, as intempéries e as variâncias relativas á mãe natureza, além da orografia do nosso arquipélago, explicam parte do problema, mas não justificam tudo aquilo que acontece, ... tendo em conta as frequentes displicências e negligências da raça humana. Importa reconhecer e identificar estes acontecimentos, diagnosticar as suas origens ou as suas causas, para conseguir evitar ou minorar as suas desagradáveis consequências. Os percursos nas montanhas e florestas do arquipélago ou nos montes brancos dos Alpes, têm as suas diversidades, exigências e requerem conhecimentos e também atitudes preventivas, de modo a preservar uma segurança activa e duradoira. Alguém se recorda de levar para os passeios na montanha, ... além da água, ... um apito e uma corda? Podem significar a salvação! A agressividade relativa das nossas montanhas e do oceano atlântico, obriga a um conjunto de regras da segurança, que devem ser divulgadas, actualizadas e controladas. Os inúmeros e incógnitos candidatos a todo este tipo de actividades lúdicas, deviam possuir um documento que os ajudasse, ao mesmo tempo responsabilizasse, nos casos de acidentes evitáveis - havendo uma forma de “segurar” essa responsabilidade, salvaguardando os acidentados e já agora, também o destino, ou seja, as nossas ilhas atlânticas! Poderia haver um registo prévio e simples, numa plataforma digital, onde se indicariam os requisitos e os cuidados - como o vestuário, o calçado, os equipamentos adequados - apresentando uma classificação dos percursos, pelo grau de dificuldade. A segurança não existe sem a prevenção!

Aproveito este propósito para informar que existe em Portugal há cinco anos, um projecto de plataforma digital, encomendada pelo IPDJ - que dirige e organiza o desporto federado - para a realização do exame médico-desportivo, que irá servir para registar todas as informações relativas aos praticantes e ás suas modalidades. Além de promover o rigor da realização do exame médico, disciplinando de certo modo, um acto clínico, por vezes pouco valorizado por alguns clubes, pais e atletas, mas que merece uma qualidade acrescida, para indivíduos que realizam esforços máximos e sub-máximos. E também ... quanto vale a informação recolhida e salvaguardada durante o tempo de vida de um atleta?

Continuando nas plataformas, estas deviam ser estendidas, para alguns tipos de exames de avaliação, como exemplo, no contexto da Medicina do Trabalho, pelos mesmos benefícios atrás referidos, também com a mesma particularidade, de disciplinar esta área da medicina. Se a prevenção tem importância no contexto sanitário, ... ninguém tem dúvidas !!... com uma plataforma digital oficial, adaptada aos registos fundamentais e particulares de cada avaliação, os resultados seriam imediatos, na optimização do acto sanitário, na disciplinização deste serviço prestado aos trabalhadores, e também na prevenção de acidentes laborais e na segurança do ambiente de trabalho, com grandes poupanças económicas para todos. A saúde é cada vez cara, pelas inovações nos tratamentos, cada vez mais eficazes e por isso a prevenção é seguramente o caminho mais fácil e menos oneroso.

Se já temos o exemplo de uma plataforma digital para avaliação médica, programada para o desporto federado, ... mas, porque não está ainda activa e em funcionamento pleno? Porque esperamos tanto tempo - até agora cinco anos - por esta solução, programada para o desporto, podendo ser readaptada para a actividade laboral, para actividades lúdicas com risco e para outras avaliações com carácter preventivo?

Organizem-se, disciplinizem-se ... e depois, fácilmente perceberão os seus bons resultados!