Madeira

Médica de Medicina Geral e Familiar reforça equipa do Centro de Saúde dos Canhas

None

O Centro de Saúde dos Canhas passa a contar com três médicos de Medicina Geral e Familiar, dois médicos com lista de utentes e um médico a realizar consultas de recurso. Yuliya Kuzmyn é a nova médica de Medicina Geral e Familiar, a exercer funções na USF Novo Sol, Pólo Canhas, desde o dia 30 de Agosto de 2021.

“A equipa do centro de saúde é fantástica e a população é muito atenciosa", refere a nova especialista, Yuliya Kuzmyn, citada em comunicado da secretaria regional da Saúde. Os utentes da freguesia dos Canhas recorrem com alguma frequência ao seu centro de saúde. É uma população muito marcada pelo envelhecimento, mas “tenho tido na consulta, também, muitas crianças”, disse.

De acordo com a tutela, Yuliya Kuzmyn, tem 31 anos, é filha de um casal natural da Ucrânia, fala fluentemente português, "e manifestou elevada satisfação com o seu processo de integração nos Canhas". A médica faz questão de explicar que vive em Portugal desde a sua infância e os seus pais são ucranianos.

Concluiu a sua formação como especialista em abril de 2021, e desde então manifestou interesse em se fixar na Madeira, residência atual da sua família.

"A par do reforço da equipa médica será criado, brevemente, mais um espaço para consulta de recurso no Centro de Saúde dos Canhas, disponibilizando à população mais uma resposta assistencial", avança a secretaria liderada por Pedro Ramos.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado de alguns dirigentes da área da Saúde, estiveram hoje, no Centro de Saúde dos Canhas para dar as boas-vindas à médica especialista que iniciou, recentemente a sua actividade no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.