Eleições Autárquicas Madeira

Candidata do Chega à Junta do Caniço defende causa animal

None

A candidata do Chega à presidência à Junta de Freguesia do Caniço, Maíza Fernandes, veio hoje a público apresentar algumas das suas propostas para a causa animal, "com o objectivo de incentivar a adopção dos animais que estão nos abrigos, bem como garantir um maior controle sobre a existência dos animais na freguesia e deste modo acabar com o problema do abandono".

Caso eleita, Maíza Fernandes propõe-se a criar "um programa de castração gratuita aos animais SRD (sem raça definida), em que os tutores desses animais não pagariam qualquer multa pelo não registo dos animais, durante os primeiros dois anos da implantação do projecto".

A candidata entende que para resolver o problema do abandono e a superlotação dos canis municipais  "é preciso haver um maior investimento inicial" para que "os custos de manutenção desses animais abandonados sejam reduzidos ao mínimo possível". 

"Muitas famílias mantém animais irregulares por não terem condições financeiras para pagarem a cirurgia de castração bem como as elevadas multas que lhes são impostas, nesse caso queremos incentivar a população à regularizar esses animais sem qualquer penalização, fornecendo as vacinas e a chipagem, como já ocorre, mas também a castração", sustenta a candidata.

Maíza Fernandes prpõe ainda um apoio para requalificação dos canis municipais, onde seria acrescentada a "função de hotel", para "aqueles animais cujos tutores estarão fora durante as férias ou por motivos temporários". 

"É fundamental melhorar as condições dos canis activos do concelho e da freguesia, pois eles representam um importante papel na nossa sociedade, já que minimizam um problema que é recorrente", observa.

Atrelada a esta proposta, a candidata também apresenta um projecto de "implantação de bebedouros duplos, para os animais e seus tutores nos pontos principais da cidade, como no centro do Caniço, Caniço de Baixo, Garajau e Promenade dos Reis Magos".