Eleições Autárquicas Madeira

Calado diz que Costa "vem dar uma ajudinha ao Miguel Silva Gouveia porque ele sozinho não consegue chegar lá"

Cabeça-de-lista da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ alerta eleitores para as “trafulhices” socialistas

None

Pedro Calado criticou António Costa durante um comício, na noite de sexta-feira, nas Quebradas, na freguesia de São Martinho.

O cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Funchal pela coligação PSD/CDS denunciou as “falsas” promessas, as “vergonhas” e as “aldrabices” que o primeiro-ministro tem feito à Madeira. Uma postura socialista que entende estar presente também na actual gestão camarária. 

Conforme noticiou o DIÁRIO, o também secretário-geral do PS vem à Região, na próxima segunda-feira,  para participar na campanha dos socialistas.

“Vem dar uma ajudinha ao Miguel Silva Gouveia porque ele sozinho não consegue chegar lá”, ironiza o candidato do ‘Funchal Sempre à Frente’  que alerta o eleitorado para não se deixar enganar com mais mentiras. Pedro Calado está convicto que António Costa vem à Madeira anunciar milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a CMF.

“Estes senhores deviam ter vergonha e eu segunda-feira prometo publicamente denunciar as vergonhas e aldrabices que  fizeram com a Madeira quando lançaram o PRR. Não tiveram a sensatez de convidar o Governo Regional para juntar o seu contributo e as necessidades dos madeirenses ao documento. Soubemos pela comunicação social que  que o PRR estava em aprovação  pública e fizemos um programa para incluir uma série de projectos da Região” Pedro Calado, cabeça-de-lista da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’

Calado lamenta ainda que os dois ministros das Finanças do Governo da República não tenham tido a disponibilidade para atender o telefone, nem  receber nenhum elemento do Governo Regional. “Ele tinha essa obrigação”, vincou. 

Mas há um problema maior, considera Pedro Calado:

“É que tiveram a lata de recusar mais de 130 milhões  de investimento que nós tínhamos previsto para os nossos portos da Madeira, nomeadamente o prolongamento da Pontinha, uma obra estruturante para a Região”. Pedro Calado, cabeça-de-lista da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’

O candidato vai ainda mais longe e dá uma série de exemplos:

“O senhor António Costa  disse que não havia dinheiro, mas há dinheiro para meter na CP, no Metro, na Carris, para fazer auto-estradas e para os  portos nos Açores e há dinheiro para meter  no novo banco e nos bancos falidos do continente e na TAP. Para  tudo isto há dinheiro e souberam fazer um PRR e deixar a Madeira de parte, mas  vai  ter a lata de  vir  cá na segunda-feira, dizer que está  com o povo da Madeira. Vem cá dizer que estão muito preocupados com a Madeira  e preocupados com o Funchal. Pedro Calado, cabeça-de-lista da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’

Sucessivos incumprimentos da República para com a Região

O candidato do PSD/CDS à autarquia do Funchal lembrou ainda os sucessivos incumprimentos da República para com a Região, nomeadamente  a promessa de reforçar o programa operacional de emergência e recuperação de moradias degradadas nos incêndios de 2016. Foram prometidos  30 milhões e meio de euros: “Mas já vamos em 2021 e a Região recebeu zero dessa verba”. “Esta é que é a solidariedade do Estado Português?”, questiona. 

Pedro Calado apontou ainda para outros promessas falhadas,  como seja a entrada em vigor  do programa de subsidio de mobilidade para as Regiões Autónomas. O diploma foi aprovado pela Assembleia da República, mas a portaria ainda está na gaveta há 3 anos para ser assinada pelos Ministros da Administração Interna e das Finanças. 

A questão do 'ferry' de ligação entre o continente e a Madeira, o financiamento da obra do novo hospital e o pagamento elevado das taxas de juro do Programa de Ajustamento Económico da Região,  foram outros compromissos assumidos pelo Governo da Republica que acabaram em “trafulhices”, criticou. 

Calado deixou ainda uma série de críticas contundentes e várias questões:

“Esta gestão dos socialistas é a mesma que fazem na CMF. Durante 8 anos, o executivo de Miguel Silva Gouveia não fez nada. Bastou que começássemos a fazer a campanha eleitoral, para deliberar tudo aquilo que nós temos vindo a prometer à população. Nós  dizemos numa semana que  vamos ajudar os comerciantes da baixa do Funchal,  reduzir as taxas municipais,  acabar com a exploração  que existe com os trabalhadores do Mercado Municipal dos Lavradores, e vem o senhor  Miguel Silva Gouveia a correr uma semana depois e aprova uma deliberação da CMF, com  as medidas que nós  anunciamos à população. Nós dizemos que o trânsito está mal que é preciso alterar, lá vem  o senhor  a correr para fazer uma deliberação. Vai um grupo de bombeiros falar connosco dizer que há mais de 2 anos estão à espera de uma progressão de carreira e vai o senhor  Miguel Gouveia a correr, fazer uma deliberação  para apoiar os bombeiros.  Mas estamos a brincar com o povo? É assim que se gere os destinos de um concelho como o do Funchal?" Pedro Calado, cabeça-de-lista da candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’

Pedro Calado refere que ainda não assumiu a presidência da CMF e em tão pouco tempo já está a conseguir resolver tantos problemas. Para o candidato isto é um  bom sinal. “Agora imaginem no dia 27, quando pusermos os pés na CMF deixa de haver problemas”, sublinha, apelando por isso ao voto no ‘Funchal Sempre à Frente’.

Marco Gonçalves diz que é hora de mudar rumo do Funchal

Já o candidato a presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Marco Gonçalves, adverte que chegou a hora de mudar o rumo do Funchal. 

Jardim marcou presença, com ataques aos socialistas

Alberto João Jardim, presidente honorário do PSD/M, também fez um apelo à mudança na CMF, manifestando a sua indignação com os socialistas por estarem a lançar calúnias contra a obra social da Região. “Abaixo os socialistas fascistas”, declarou Jardim.