Eleições Autárquicas Madeira

Pedro Coelho quer reforçar medidas para a classe média em Câmara de Lobos

None

A candidatura do PPD/PSD «+ CÂMARA DE LOBOS», liderada por Pedro Coelho, defende a necessidade fortalecer a classe média do concelho. “Os territórios só se desenvolvem se tiverem uma classe média robusta. O crescimento económico e a consolidação da democracia pressupõe uma classe média forte”, defende o candidato.

Nesta linha, o actual presidente da Câmara e recandidato apresenta diversos compromissos eleitorais com a população do concelho, tendo em vista "melhorar as condições de vida das pessoas, com propostas concretas dirigidas à classe média do concelho."

Desde logo, defende a prioridade ao investimento habitacional:

A oferta habitacional no concelho tem vindo a aumentar, sendo notória a construção de novos fogos de habitação colectiva. Não obstante, através da Estratégia Local Habitação, a candidatura do PSD quer estimular também a construção de habitação a custos controlados, acessível à pessoas e famílias de classe média, com especial enfoque naquelas que procuram adquirir a sua primeira habitação. Estamos a ultimar a candidatura ao programa nacional '1º Direito' e aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, para que em Câmara de Lobos possam surgir novas habitações, a preços acessíveis. Queremos que as pessoas e as famílias que trabalham todos os dias e que têm um rendimento médio, possam também poder adquirir a sua habitação própria, a um preço que lhes seja possível pagar. Pedro Coelho, candidato à presidência da CM Câmara de Lobos

A candidatura do PSD tem também o compromisso de criar o regulamento municipal de apoio ao arrendamento jovem e isentar os proprietários de imóveis em sede de IMI que queiram realizar arrendamento social.

No plano da fiscalidade municipal, o candidato social-democrata refere que o programa eleitoral contempla a continuada redução da taxa de IMI para os valores mínimos, assim como continuar a devolução do IRS aos munícipes nos termos das Finanças Locais.

Ao longo dos dois mandatos anteriores, o meu executivo estabeleceu uma gestão criteriosa e responsável. Nesta linha, tem sido possível manter elevadas taxas de investimento e reduzir a carga fiscal no concelho. Esta política é para prosseguir, por isso, estamos em condições de anunciar que será possível reduzir a taxa de IMI para o mínimo legal previsto, sem que isso comprometa o investimento que ainda é necessário fazer no concelho. Pedro Coelho, candidato à presidência da CM Câmara de Lobos

Ainda no plano das medidas de apoio à classe média de Câmara de Lobos, Pedro Coelho refere a continuação da política de concessão de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, sem descriminação das famílias. O regulamento municipal de Câmara de Lobos, reconhece o direito à bolsa de estudo tanto a um jovem carenciado como a um jovem da classe média.

Defendemos o princípio do Estado Social, de forma a combater as desigualdades sociais, porém é necessário alargar a classe média e defendê-la com garra. É nesta linha que, temos prestado especial atenção a este segmento da população. Devolvemos parte do IRS às famílias; reduzimos progressivamente o IMI; aplicamos do IMI familiar; diminuímos os coeficientes de localização para efeitos de IMI; dinamização da campanha “causa animal” com vacinação e identificação dos canídeos e gatídeos a custo simbólico; concedemos empréstimos de manuais escolares a alunos sem escalão; realizamos anualmente campos de férias nos meses de verão a custos acessíveis para os casais que não têm onde deixar os menores; alargamos a atribuição das bolsas de estudo a todos os escalões e classes; entregamos tablets a alunos com Necessidades Educativas Especiais do 1º ciclo; disponibilizamos, durante a pandemia, de cerca de 300 equipamentos informáticos para os alunos de todos os ciclos das escolas do concelho, bem como acesso à plataforma Escola Virtual a todo o universo de alunos que frequentam o 1.º Ciclo; isentámos taxas municipais e reduzimos custos de licenciamento de obras; e implementámos o programa de apoio ao comércio, estabelecimentos de restauração e bebidas, actividades artísticas e culturais.
Pedro Coelho, candidato à presidência da CM Câmara de Lobos