Eleições Autárquicas Madeira

'Confiança' promove revisão de regulamentos de taxas e tarifários para ajudar os comerciantes

None

A candidatura da coligação 'Confiança' à Câmara Municipal do Funchal (CMF) percorreu hoje a Rua Dr. Fernão de Ornelas, apresentando um conjunto de propostas para o comércio local, com um programa de apoio a implementar ao longo do próximo mandato.

“Durante os últimos quatro anos, promovemos múltiplas medidas no sentido de alavancar o comércio local, nomeadamente através do plano de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal", começou por recordar Miguel Silva Gouveia, apontando como exemplos medidas como o programa 'Lojas com História', campanhas como 'Eu Compro Local', o selo 'Loja Segura', a marca 'Made in Funchal' ou o Viveiro de Lojas na Zona Velha. "Tudo somado a um investimento de 2,5 milhões euros  na retoma da economia local após a pandemia", sublinhou.

No próximo mandato, o recandidato presidência da CMF promete "investir na área da transição digital, em medidas de autoprotecção e na revisão dos regulamentos de taxas e tarifários da cidade, no sentido de continuar a ajudar os nossos comerciantes”.

Miguel Gouveia enalteceu que “os apoios para a transição digital no comércio local serão, desde logo, um passo fundamental para dar outra vida a estes estabelecimentos e modernizá-los" e lembra que "já este ano, e na sequência da crise pandémica, esta tem sido uma área na qual a CMF tem actuado, iniciando o processo de colocar estas lojas aptas a fazerem vendas on-line".

"Esse é um projecto que já está no terreno, mas que também vamos aprofundar, porque o futuro faz-se cada vez mais tecnológico”, insiste.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser promovido pelo município junto do comércio local, Miguel Silva Gouveia também explicou que "uma das lacunas identificadas é a necessidade de adaptação das lojas em termos de autoprotecção", pelo que apresenta no seu programa eleitoral "apoios financeiros e logísticos para que seja possível garantir mais segurança aos estabelecimentos do comércio local e aos seus proprietários".

Por fim, o candidato anunciou que será feita "uma revisão dos regulamentos de taxas e tarifários da cidade", os quais “já têm mais de uma década, foram criados ainda no tempo da gestão do PSD e carecem, por isso, de uma atualização, o que será agora possível uma vez que muitos dos processos de licenciamento já estão modernizados, o que nos irá permitir poupar em taxas e transpor essa poupança também para os comerciantes".

"A coligação 'Confiança' tem desenvolvido um trabalho de proximidade incontornável junto do comércio local e continuaremos a desencadear medidas que apoiem os nossos empresários e contribuam para a dinamização da cidade”, rematou.