Eleições Autárquicas Madeira

'Confiança' promove Conselho Municipal de Saúde e software para processos urbanísticos

None

A coligação 'Confiança' organizou, no Miradouro junto à Igreja, na freguesia de Santo António, a quinta e última sessão do ciclo de conversas 'Pensar Funchal'. Na ocasião, o candidato à presidência da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, apresentou como propostas a criação de um Conselho Municipal de Saúde e de um software para processos urbanísticos.

No primeiro painel, foram abordados os temas 'Saúde, Inclusão e Justiça Social', com a candidata a vereadora Letícia Abreu, o candidato à Junta de Freguesia de São Gonçalo, Paulo Bruno Ferreira, a assistente social Elisabete Gouveia e a responsável pelo CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Sílvia Ferreira. Miguel Silva Gouveia destaca que, dentro desta temática, foi consolidada no debate "a proposta de criação de um Plano Municipal de Saúde e de um Conselho Municipal de Saúde no Funchal, que vão integrar, e colocar a trabalhar em rede, todos os agentes e instituições que trabalham na área social e no campo da saúde pública no nosso concelho".

O segundo painel abordou, por sua vez, as 'Infraestruturas, Habitação e Reabilitação Urbana', reunindo o candidato a vereador Rúben Abreu, o candidato à Junta de Freguesia de Santo António, Gonçalo Jardim, o arquitecto Pedro Gonçalves e o engenheiro civil Roberto Gonçalves. "Neste domínio, sublinhamos um projecto que será uma realidade já no início do próximo mandato, que é a integração dos processos urbanísticos nos Serviços Online da CMF, com a operacionalização de um software de urbanismo, através do qual será possível acompanhar toda a tramitação processual on-line, permitindo aos promotores, e a todos os munícipes, acompanharem esses processos e ficarem a par das diferentes fases, pareceres, prazos ou elementos em falta. Esta será uma forma transparente, rigorosa e responsável de gerir o nosso ordenamento do território", concluiu o candidato à presidência da CMF.

Miguel Gouveia fez ainda um balanço "muito positivo" do ciclo 'Pensar Funchal', que "percorreu as várias freguesias do concelho, auscultando a população" para recolher sugestões que serão tidas em conta no nosso programa eleitoral do PS, que será apresentado na próxima semana".