Jorge Sampaio Madeira

Ireneu Barreto destaca "um dos grandes obreiros da consolidação do Estado de Direito democrático"

None
JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

O Representante da República para Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, manifesta o seu "grande pesar" pelo falecimento de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República. Em nota enviada à comunicação social, Ireneu Barreto destaca "um dos grandes obreiros da consolidação do nosso Estado de Direito democrático", fazendo referência à "figura impar da nossa sociedade ao longo dos últimos 60 anos" que foi Jorge Sampaio. 

Permanente defensor da liberdade, da democracia e da participação cívica, sempre se bateu, enquanto Presidente da República e em todos os momentos da sua intervenção pública, pela defesa dos valores dos direitos humanos em Portugal e à escala mundial. No campo dos Direitos Humanos, recordo com saudade, entre outras, a sua acção na Comissão Europeia dos Direitos Humanos, onde deixou uma marca indelével, e não esqueço o apoio que este meu grato amigo sempre me prodigalizou no meu próprio caminho naquela área.

Neste momento de dor, Ireneu Cabral Barreto endereça à família enlutada "as suas sinceras condolências" acrescentando: "curva-me, com respeito, à sua Memória".