Coronavírus Mundo

2.148 pessoas detidas em Angola por tentarem violar cerca sanitária

None

As autoridades angolanas detiveram 2.148 pessoas na última semana por tentativa de entrada ilegal de estrangeiros e saída de cidadãos nacionais, em violação das regras de prevenção impostas pela covid-19, informou o Governo.

Segundo o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado, as províncias onde se registam mais violações das regras de prevençãosão o Cunene (sul), Lunda Norte e Zaire, estas últimas no norte do país, na fronteira com a República Democrática do Congo).

Francisco Furtado disse que, dos 2.148 cidadãos detidos na última semana, 1.068 são estrangeiros e os demais angolanos.

O dirigente angolano salientou que "boa parte das pessoas intercetadas, principalmente nestas duas fronteiras do norte e do sul, são cidadãos oriundos de Luanda e de outras províncias".

"Esta é mais uma razão que nos leva a acautelar a não abertura da cerca sanitária, porque estas pessoas estão a transitar para territórios onde a circulação do vírus de maior letalidade poderá trazer consequências para a capital do país, face ao maior aglomerado populacional", indicou.

"É nesta particularidade que temos que continuar a sensibilizar os nossos cidadãos no sentido de observarem disciplina, cuidados redobrados, porque as variantes do vírus em circulação comunitária, particularmente nas fronteiras do norte e do sul, e também um pouco pelo leste, são as mais letais que se está a verificar no país", acrescentou.