País

Bombeiros de Loulé preveem "noite muito longa" de rescaldos após fogo

Foto: JN
Foto: JN

Os Bombeiros Municipais de Loulé, no distrito de Faro, preveem "uma noite muito longa" de trabalhos de rescaldo, após ter deflagrado um incêndio numa zona de difícil acesso durante a tarde de hoje, na freguesia de São Clemente.

"O trabalho está a ser feito, tudo está a correr bem. O incêndio está dominado, cedeu aos meios e agora prevê-se uma noite muito longa de um trabalho de consolidação e rescaldo" disse o comandante da corporação algarvia, Irlandino Santos, em declarações à agência Lusa.

De acordo com Irlandino Santos, o fogo lavrou num terreno de difícil progressão, com muitas rochas, tornando muito difícil o posicionamento dos meios terrestres.

Questionado sobre se as 53 pessoas que saíram das suas casas por precaução já tinha regressado, o líder dos Bombeiros Municipais de Loulé, disse que já havia condições pelas 22:30 "para estarem em casa".

"As pessoas que saíram de casa saíram pelos próprios meios, foram para casas de familiares e de amigos, presumo que ainda estejam com eles", referiu.

No total, segundo Irlandino Santos, estiveram 232 operacionais, apoiados por 84 veículos, quatro máquinas de rasto e oito meios aéreos.

O incêndio que deflagrou hoje no concelho de Loulé foi dado como dominado às 19:35, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro à agência Lusa.

O alerta para o incêndio foi dado às 13:46.

Pelas 18:30, o incêndio tinha duas frentes ativas, de acordo com o CDOS, e tinham saído das suas casas 53 pessoas de 30 habitações, das localidades de Apra (três habitações), Amendoeira (25) e Pedragosa (duas).

Segundo o 'site' oficial na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cerca das 23:00, ainda se encontravam no local 227 operacionais e 81 veículos.