Eleições Autárquicas Madeira

"É um absurdo que [no Caniço] ainda existam fossas sépticas", acusa Maíza Fernandes

None Ver Galeria

A candidata pelo Chega, à Presidência à Junta de Freguesia do Caniço, Maíza Fernandes, pretende elaborar um projecto para garantir saneamento básico à população do Caniço.

Para tal, a candiata propõe a realização de um "mapeamento de toda a Zona do Caniço que não possui rede de saneamento básico, para que possa ser elaborado um projecto de implantação das redes e deste modo serem feitas as ligações do esgoto daquelas localidades". 

Maíza Fernandes, juntamente com a sua equipa, esteve, recentemente, na Rua João Batista de Sá, que dá acesso à Escola Básica 1.º e 2.º ciclos do Caniço e constatou que naquela localidade não há rede de esgoto.

Trata-se, segundo a candidata, de uma área central, com vários blocos de apartamentos e moradias em que "os moradores não têm acesso à rede de saneamento básico, fazendo uso de Fossa Séptica, o que em pleno 2021 é impensado para um centro urbano", reitera. 

No mesmo sentido, os moradores da Rua Padre Florentino Sá, localizada no Caniço, próximo a Escola Básica da Assomada, "há seis anos que esperam que a Rede de Esgoto seja ligada, mas até o momento nada foi feito, apesar dos inúmeros pedidos endereçados ao Presidente da Junta de Freguesia do Caniço e a Câmara Municipal de Santa Cruz", acusa. 

No caso do moradores da Rua Padre Florentino Sá, a candidata frisa que são os próprios a suportar todos os custos para a estruturação da rede de esgoto, ficando à cargo da Autarquia apenas proceder a ligação daquela rua de apenas 100m, o que beneficiaria pelo menos cinco moradias.

É um absurdo que numa cidade com o número populacional do Caniço, com o intenso tráfego de pessoas e veículos, ainda existam fossas sépticas, o que levanta a seguinte questão - como a Autarquia, depois de vários pedidos e insistências, não resolveu o problemas daqueles moradores? - Nos dois mandatos a actual Presidência Camarária não foi capaz de resolver uma questão que é de extrema importância uma vez que atinge a dignidade e a qualidade de vida daqueles moradores.