Artigos

A Besta - fábula *

O homem, além de ser perigoso é um dos animais que evoluiu há menos tempo!

Os animais reuniram-se em assembleia na floresta para decidirem os seus interesses. A certa altura, o leão apresentou esta proposta: - O homem é também um animal. Por isso, tem o direito a estar representado nesta assembleia. – Disse o leão.

Os outros animais protestaram porque, diziam, o homem é um animal muito perigoso. O leão argumentou que o homem criou reservas para proteger os leões e outros animais. O homem é amigo dos animais, concluiu o leão.

A contestação dos animais

O javali usou da palavra: - Pois é, lá na minha zona o homem criou uma reserva de javalis; garantiu a nossa segurança; cuidou da alimentação, até mandou veterinários para que a saúde não nos faltasse. Mas, a certa altura, apareceram caçadores e abateram javalis adultos! Afinal, o homem só cria reservas no seu interesse!

A zebra alegou que foi vítima de caçadas pelo homem que aproveitou a pele para fazer malas de luxo. Os macacos e várias aves lamentaram-se porque o homem cortou árvores que eram as suas casas. Até um velho cão, que dizem ser o melhor amigo do homem, queixou-se de que foi bem tratado enquanto era novo e saudável, mas, ao envelhecer, foi abandonado! Por tudo isto, os animais manifestaram preocupação pela presença do homem na floresta.

A formiga e o elefante

Na referida assembleia, a formiga queixou-se de que o elefante, com as suas patadas, massacrava, frequentemente, os seus formigueiros. O elefante, porém, disse ser impossível preocupar-se com as formigas porque são demasiado pequenas. As formigas é que devem evitar meter-se no caminho do elefante!

Qual é o mais evoluído?

Os primeiros animais surgiram há 500 milhões de anos. Muitas espécies se extinguiram, outras evoluíram e apresentam sistemas de vida maravilhosos. As formigas, por exemplo, trabalham em comunidade numa harmonia deslumbrante; as abelhas produzem o divino mel, trabalhando em equipa perfeita. Há ninhos de aves que são autênticas obras de arte, etc.

O nosso antepassado, que mais se aproxima da espécie humana moderna, surgiu apenas há cerca de 100 mil anos. Se numa régua de um metro representássemos a evolução animal (500 milhões de anos), o homem apenas ocuparia alguns insignificantes milímetros.

O reino animal está em evolução há largos milhões de anos. O homem, além de ser um dos animais mais perigosos é, também, um dos que evoluiu há menos tempo!

* Extrato da peça de teatro A BESTA, de Filipe Corujeira (há uma edição desta peça em braile publicada pela ACAPO – Lisboa)