5 Sentidos

‘Nas Asas da Ilha’ no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos

A Oficina de Teatro do Grupo PT-Madeira reconhece que a ilha tem mais poetas do que à primeira vista parece

None

O Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, acolhe nos dias 3, 4 (21h00) e 5 (16h00) de Setembro, o espectáculo “Nas Asas da Ilha”, pela Oficina de Teatro do Clube PT - Madeira, com direcção artística assinada por Zé Abreu.

Trata-se de uma performance teatral de poesia madeirense, pensada e construída com palavras interpretadas de alguns poemas de poetas, tais como: José Tolentino Mendonça, João Carlos Abreu, Irene Lucília, Herberto Hélder, Magda Flor, DalilaTeles Veras, Teresa Souto, José António Gonçalves, Cabral do Nascimento, José Viale Moutinho, Pe. José Luís Rodrigues, António José Vieira de Freitas e Graça Alves.

“A oficina de teatro, acredita que jogando cenicamente com a palavra poética, o teatro, o movimento corporal, a música e a arte plástica, é possível conseguir um efeito performativo que será do agrado dos diferentes públicos”, referem na nota enviada à imprensa.

"O grupo reconhece que a Madeira tem mais poetas do que à primeira vista parece. Que há um leque alargado de poetas que escreveram – e outros, felizmente, ainda escrevem – ao longo dos tempos. Mas que também é uma realidade que grande parte dos poetas são desconhecidos para a maioria das pessoas. Porventura, um ou outro, já ouviu falar num determinado poeta, mas não conhece ou nunca teve acesso aos seus poemas”. Oficina de Teatro PT-Madeira

Daí, a pertinência da Oficina criar esta performance de poesia madeirense, pensada e construída a partir de uma narrativa, onde os atores interpretarão partes da vida e obra dos poetas selecionados.

A Oficina de Teatro do Clube PT- Madeira predispõe-se, assim, a elaborar um espectáculo poético com 50 minutos de duração, aproximadamente, de forma a não cansar o público, que na sua grande maioria, não está sensibilizado para ouvir poesia.

O objectivo último é levar esta performance numa temporada de descentralização cultural pela ilha, disponibilizando ao público um maior conhecimento e valorização da poesia madeirense; provocar a escuta, a leitura, a compreensão, a interpretação e até a produção de poemas; reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, enquanto arte.

As entradas para o espectáculo custam ‘2 oficinas’ e as reservas têm de ser feitas pelo telemóvel: 926 22 99 55. A produção teatral, conta com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.