Eleições Autárquicas Madeira

’Funchal Sempre à Frente’ com projecto de apoio aos comerciantes

Mais alívio fiscal, menos burocracia e digitalização dos negócios são apostas de Pedro Calado

None

A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’, liderada por Pedro Calado, tem já definido um pacote de medidas que têm por objectivo desenvolver e melhorar a actividade dos comerciantes do concelho.

O cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS defende a redução dos prazos de licenciamento, sobretudo na área do urbanismo e no acompanhamento da criação de negócios, a descida das taxas municipais, nomeadamente das esplanadas e de publicidade.

Esta é, no seu entender, uma matéria que tem afectado muito os comerciantes, sobretudo em ano de pandemia, em que as ajudas da CMF foram poucas. O candidato promete rever as actuais condições.

Neste momento aquilo que nós pretendemos oferecer aos comerciantes é um espaço de geração de negócio, criação de riqueza e não de angariação de receitas fiscais. As empresas já estão sobrecarregadas com taxas municipais e o que é preciso é aliviar a carga fiscal e ajudar os comerciantes, para que tenham essa capacidade de gerar riqueza e criar postos de trabalho. Pedro Calado, candidato à presidência da Câmara Municipal do Funchal 

Outra das medidas que a candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ aposta passa pela redução da derrama municipal. No entender de Pedro Calado não faz sentido ter a carga fiscal em vigor.

A coligação PSD/CDS pretende também rever o regulamento dos mercados municipais e feiras, uma vez que não está a ser bem interpretado pelos comerciantes do Mercado dos Lavradores.

O candidato à presidência da CMF quer apostar na digitalização do comércio. Fazer com que os pequenos comerciantes tenham a capacidade de fazer vendas pela internet, para além do seu espaço físico, fazendo crescer dessa forma os seus negócios. Para tal, a candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF). Pedro Calado atesta que existem projectos dinâmicos nessa área e fundos comunitários disponíveis para que os comerciantes possam desenvolver tecnologicamente os seus negócios.

A coligação PSD/CDS tem vindo a manter contactos com os empresários de diversos sectores de actividade para se inteirar não só dos problemas, mas também apresentar soluções.