Mundo

Mau tempo na Alemanha causa pelo menos seis mortos e 30 desaparecidos

None
Foto: EPA/SASCHA STEINBACH

Pelo menos seis pessoas morreram e 30 foram declaradas desaparecidas em consequência das fortes tempestades e chuvas torrenciais que afetaram o oeste da Alemanha nas últimas horas.

As autoridades municipais de Ahrweiler, no estado federal da Renânia-Palatinado, confirmaram a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras 30. Dois bombeiros que trabalhavam em resgates também morreram.

As fortes chuvas que duraram horas provocaram uma situação dramática no país, onde existem cidades inundadas, estradas bloqueadas e uma barragem que teve de ser reforçada devido ao perigo de romper devido à pressão da água.

A tempestade afetou principalmente os Estados da Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso do país, e da Renânia-Palatinado.

Na cidade de Hagen, onde nas ruas a água chega até ao quadril, segundo testemunhas, o serviço de eletricidade foi interrompido preventivamente para evitar curto-circuitos.

O primeiro-ministro da Renânia do Norte-Vestfália e candidato à sucessão de Angela Merkel na chancelaria, Armin Laschet, visitará hoje Hagen.

Naquela cidade, os utentes de um lar de idosos foram retirados do local depois de o primeiro piso ter foi inundado.

Em Düsseldorf, os moradores do bairro de Grafenberg tiveram de ser retirados e uma rodovia foi bloqueada depois de um túnel ter ficado inundado. O transporte ferroviário na região também foi afetado.

Em Colónia, o rio Reno transbordou e inundou parte do distrito de Deutz.

O ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestfália, Herbert Reul, classificou a situação como "extremamente difícil".

Desde a terça-feira existe uma equipa de resgate com a participação de 3.900 pessoas, que tiveram de intervir em diversos locais em cerca de 2.000 ocasiões.