Coronavírus Madeira

Madeira regista 6 novos casos e duas recuperações neste domingo

None

O boletim diário da Direcção Regional de Saúde informa que a Região Autónoma da Madeira soma mais 6 novos casos de infecção pelo coronavírus neste domingo, sendo um caso importado de Espanha e 5 casos de transmissão local. Há a assinalar ainda a recuperação de dois doentes.

Deste modo, o nosso arquipélago passa a contar com70 casos activos. Desde o início da pandemia foram confirmados 9.531 casos de Covid-19 e 72 óbitos associados à doença.

Em relação aos casos activos, 20 são importados e 50 são de transmissão local. Relativamente ao isolamento dos casos activos, a assinalar que duas pessoas se encontram hospitalizadas nas unidades polivalentes no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Não há doentes internados na unidade de cuidados intensivos dedicada à Covid-19. Há ainda 7 pessoas infectadas que cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 37 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM. 

Relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, 353 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita à vigilância de viajantes, 23.772 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

O total de contactos para a Linha SRS24 (tel. 800242420) ascende agora a 52.546 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direcção Regional da Saúde (tel. 291212399) contabiliza até a data 3.629 atendimentos.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados no Serviço de Saúde da RAM, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Região há a reportar um total cumulativo de 229.247 colheitas para teste de RT-PCR à Covid-19, realizadas até às 15h30 de hoje. No total, até à data, as amostras processadas para teste de RT-PCR, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, ascendem a 467.611. No que diz respeito aos testes rápidos de antígeno, foram realizados até a data um total de 68.277 testes.