Trolha ou bombeiro?!

Trolha, bombeiro, profissionais das humanitárias mistas voluntários. Esta manifestação de desagrado não é só minha! Eu sou bombeiro profissional não reconhecido na segurança social como tal, não tenho estatuto de bombeiro como os bombeiros sapadores e ganho muito, muito pouco em relação a eles mas as minhas funções são iguais, faço tudo, tudo igual a um sapador! Em relação ao Sindicato que nos representa há mais de 20 anos tudo conseguiu para os bombeiros sapadores, mas para nós, das humanitárias, está quieto e de rabo entre as pernas. Nada faz publicamente.

Já a minha avó dizia: quem muito se agacha o rabo aparece. Não lutam pelos nossos direitos nem fazem nada para nos defender. Chegou a hora do Sindicato acordar para a vida e começar a fazer o seu trabalho, sob pena de nos juntarmos, a maioria, e lutarmos pelos nossos direitos. Somos a linha da frente em tudo, temos uma estrutura forte, muito forte a nível regional, mas nos bombeiros somos tratados como peças de xadrez.

Nos corpos de bombeiros onde ainda persiste ditadura e censura e manifestações por parte do comando e direcções onde a maioria é política, os mesmos que nada fazem por nós, mas quando de nós precisam estamos sempre lá. Nós estamos nas horas difíceis na linha da frente na nossa terra pelo nosso povo, pelas pessoas que de nós precisam e por eles pedimos respeito e apoio de quem governa, assim como aos senhores deputados que já receberam vários pedidos que estão na gaveta e nada fazem. Queremos respeito, carreira e estatuto, ordenados equiparados para bombeiros com as mesmas funções e missões independentemente de sapadores, mistos profissionais etc... Reformas aos 55-60 anos dignas para nós que estamos na linha da frente de tudo e corremos todos os riscos.

Respeito a acima de tudo. Não somos trolhas, somos bombeiros!

Bombeiro profissional de uma associação humanitária de bombeiros mistos