Coronavírus Mundo

Canadá reconfina enquanto vacinação demora a 'descolar'

None

As duas províncias mais populosas do Canadá, Ontário e Quebeque, adotaram medidas mas restritas de confinamento, numa altura em que a vacinação demora a 'descolar' apesar das centenas de milhões de doses já encomendadas.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, deverá anunciar hoje um reconfinamento com uma duração de 28 dias para o conjunto da província, que contabiliza 14 milhões de habitantes.

O Canadá, que conta cerca de 23.000 mortes desde o início da pandemia de covid-19, deverá atingir em alguns dias o número simbólico de um milhão de casos de coronavírus, mais de um terço dos quais em Ontário.

A província regista a cada dia mais de 2.000 novos casos, um número que se duplicou em dois meses, enquanto as hospitalizações subiram 41,7% durante as últimas duas semanas.

"A terceira vaga chegou e é transportada por variantes preocupantes", refere um relatório de especialistas de Ontário hoje publicado.

Já o Quebeque, segunda província mais afetada, também instaurou um confinamento em várias regiões, além de manter um recolher obrigatório desde janeiro, uma medida inédita no Canadá à escala de província desde a gripe espanhola, há mais de um século.

Os anúncios respondem às medidas de confinamento mais restritas que foram recentemente recomendadas pelas autoridades de saúde do Canadá, para lutar contra as variantes presumivelmente mais transmissíveis e contagiosas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.816.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 128,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.