Madeira

Via expresso concluída antes das Autárquicas

A construção da 2.ª Fase da Via Expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo fica pronta até Setembro

None

Setembro é a data limite apontada pelo secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, para a conclusão da empreitada de construção da ‘Via Expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo – 2.ª Fase’, troço Amparo – Ponta do Pargo.

O investimento de 9,3 milhões de euros foi esta manhã visitado pelo secretário com a tutela das obras públicas.

“Esta 2ª Fase tem um valor de investimento de 9,3 milhões de euros e prevemos concluí-la em Agosto ou Setembro deste ano”, apontou, defronte ao último viaduto ainda em fase de construção, das duas obras de arte que integra esta última fase da Via Expresso entre a Ribeira Brava e a Ponta do Pargo.

“Obra importante que reforça a coesão territorial da Região e é fundamental aqui para o desenvolvimento social e económico da Freguesia da Ponta do Pargo”, destacou Pedro Fino, referindo-se ao prolongamento da rápida acessibilidade até praticamente ao centro da freguesia ‘limite’.

Investimento que “irá garantir a equidade e a igualdade à população da Ponta do Pargo”, reforçou, ao lembrar que aquela freguesia não só é das mais distantes do Funchal, mas também “é distante do centro urbano do próprio concelho, da Calheta”. Mais um motivo para reforçar que “é uma questão de justiça” e “importantíssima” as duas fases da actual empreitada entre a Fajã da Ovelha e a Ponta do Pargo.

Com a 1ª Fase inaugurada no Verão de 2019, com a concretização prevista para o próximo Verão dos cerca de 1.500 metros de extensão desta 2ª Fase, fica concluída a importante rede viária, “uma ligação que garante segurança, conforto e proximidade” ao resto da ilha, porque “encurta distâncias e aproxima a população” dos centros urbanos, o que “é fundamental”, concretizou.