Madeira

SalvaMarMadeira congratula discussão na Assembleia Região sobre a formação dos Nadadores-Salvadores na RAM

None

A Associação SalvaMarMadeira congratula todos os grupos parlamentares por se interessarem em resolver os problemas dos Nadadores-Salvadores da Região.

A discussão sobre o Projeto de Resolução de recomendação à retoma das atividades de Certificação de Nadadores-Salvadores por parte do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a igualdade de tratamento no acesso à formação é importante para garantir a retoma da formação tão necessária ao exercício da profissão de nadador-salvador.

Todavia, a SalvaMarMadeira esclarece que nada tem a opor à formação que está a decorrer até 26 de março do curso de Nadador-Salvador Formador aos militares da Marinha Portuguesa. Aliás, compreende-se a realização desta formação, uma vez que há mais de 10 anos que não se realiza este tipo de curso de formação de formadores.

"A situação pandémica que o nosso país atravessa desde março de 2019 ditou a suspensão de todas as ações de formação nesta área, tendo-se prorrogado a certificação existente dos nadadores-salvadores até 31 de dezembro deste ano. Esta decisão visou garantir o mínimo funcionamento nas praias e piscinas de banho em 2020 e em 2021", lê-se numa nota de imprensa.

"Mas, inevitavelmente, no próximo ano, deverão ser realizados cursos de formação quer para certificação dos atuais nadadores-salvadores, quer para a formação de novos profissionais tão necessários para garantir a segurança nas praias e piscinas de banho em todo o país, incluindo Madeira e Açores", acrescenta.

"Atendendo à situação atual de que não existem formadores em número suficiente para ministrar todas as formações necessárias para compensar 2 anos de total ausência de formação. é compreensível a realização deste curso para militares da marinha. Havia que começar por algum lado e reconhece-se a importância da formação destes profissionais".

A recomendação para a retoma das atividades de certificação de nadadores pelo ISN para que as Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais "possam dar continuidade à atividade formativa na Região em nada fica prejudicada pela existência desta formação".

A SalvaMarMadeira tem vindo "a acompanhar muito atentamente o trabalho realizado em prol dos Nadadores-Salvadores de todos os grupos parlamentares. Neste mandato, somente o Grupo PPD/PSD-Madeira não demonstrou disponibilidade para se reunir com a nossa associação, apesar de já termos solicitado uma reunião por 2 vezes".

"Não se entende, inclusive, a resistência deste Grupo Parlamentar em pôr em prática as conclusões do Grupo de Trabalho Multidisciplinar de 2019 sobre esta temática e recordamos que a 24 de julho de 2019, a Assembleia Legislativa recomendou ao Governo Regional que em conjunto com a Associação de Municípios da Madeira, em conformidade com o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar elaborasse um projeto de Decreto Legislativo Regional com vista à adaptação do regime jurídico de Nadador Salvador. A dignificação da carreira com uma tabela salarial condigna é fundamental para atrair profissionais para este trabalho que salva vidas", conclui o comunicado.