Madeira

Voto de Congratulação ao Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode pelo 75º aniversário

None

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um voto de congratulação pelo 75º aniversário do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.

Decorria o ano de 1946 quando, por iniciativa do Eng.º Luiz Peter Clode, se fundou a então Academia de Música da Madeira, mais tarde convertida em Academia de Música e Belas Artes da Madeira.

Foi, contudo, em abril de 1943 que se iniciara um movimento que deu início a uma “Sociedade de Concertos”, que respondia à necessidade de oferta cultural na área da música.

Com a criação da Academia encontrou-se maneira de promover o gosto pelas artes e de potenciar a aprendizagem em determinadas áreas.

Com mais de 2000 alunos, 154 docentes e 100 colaboradores, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode tem, na atualidade, 14 polos e núcleos espalhados por toda a Região, tendo no seu ADN a formação da sociedade para as artes, a promoção do ensino das diferentes áreas das artes performativas e a divulgação das artes de palco.

Ao longo de mais de sete décadas de ensino das artes na Região, o Conservatório tem sido exemplar e espelho da aposta do Executivo no aumento da qualificação dos nossos jovens, bem como, na dinamização da oferta especializada do ensino artístico.

Entre outubro de 2020 e outubro de 2021, o Conservatório celebra o seu 75º aniversário, sendo que este Grupo Parlamentar quer saudar e congratular atuais e antigos alunos, docentes e colaboradores pelo papel elementar na história desta escola e do ensino artístico na Madeira, pois, cada vez mais, esta tem mostrado ser uma instituição aberta ao meio envolvente e articulada com a sociedade.