Madeira

Quebra na actividade económica regional foi mais expressiva em Dezembro de 2020 do que no mês anterior

None

O Indicador Regional de Actividade Económica (IRAE) indicia que, no mês de Dezembro do ano passado, a actividade económica da Região Autónoma da Madeira recuou de forma mais expressiva do que no mês anterior. 

De acordo com os dados hoje divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM), o IRAE fixou-se nos -3,7 em Dezembro de 2020. Em Novembro tinha ficado pelos -3,5, porém, a quebra é ainda maior se compararmos com o IRAE em Dezembro de 2019 que se fixou nos 1,9.

Recorde-se que o IRAE começou a registar valores negativos em Março de 2020 (-0,3). Nos meses seguintes, a situação foi se agravando até atingir os -10,1 de Junho, valor mais baixo do IRAE em 2020. 

Como a DREM referiu na primeira divulgação do IRAE, em Outubro de 2017, o objectivo do mesmo é “sinalizar o comportamento da atividade económica, nomeadamente no que se refere à sua direção e magnitude das flutuações: se esta se encontra em terreno positivo ou negativo, as acelerações, desacelerações e a identificação de pontos de viragem”. O seu valor quantitativo, assume por isso uma importância secundária, não se apresentando o mesmo como um substituto da variação real do Produto Interno Bruto, a ser apurada com um conjunto mais variado e completo de informação estatística, muito embora haja uma forte correlação entre as duas variáveis.