Coronavírus Madeira

Vacinação contra a Covid já arrancou no centro de saúde da Ribeira Brava

Em Machico, a campanha arranca pelas 14 horas. Há um posto de vacinação à entrada do centro de saúde.

Centro de Saúde da Ribeira Brava, onde arrancou esta manhã a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Centro de Saúde da Ribeira Brava, onde arrancou esta manhã a campanha de vacinação contra a Covid-19., Foto TC

Como anunciado na passada sexta-feira pelo director regional de Saúde, Herberto Jesus, esta segunda-feira arrancou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no concelho da Ribeira Brava. Em Machico a mesma arranca pelas 14 horas, com um posto de vacinação instalado à entrada do centro de saúde de Machico.

A vacinação começa junto da população com idade igual ou superior a 75 anos e, convém sublinhar, os idosos serão contactados pelo Call Center da Vacinação na Região, pelo que não devem ser estes a ligar para os centros de saúde para saber quando serão vacinados.

As notificações, no caso concreto da Ribeira Brava, começaram a chegar aos utentes já no passado sábado, com a informação do agendamento para a vacina, mas mais importante com alguma informação sobre procedimentos. “São vacinas que vêm contadas”, alertou uma das enfermeiras, dando assim nota da importância de confirmar e não deixar passar. Aos idosos ou aos seus familiares também foram feitas algumas questões básicas sobre possíveis reacções alérgicas ou problemas respiratórios.

Até Março, a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil admitiu poder vacinar até 25 mil pessoas, sendo que até à data  foram vacinados contra a Covid-19 na Região 10.240 pessoas e destas 7.037 correspondem a administração da primeira dose e 3.203 já com as duas doses.

Após a primeira inoculação da vacina, há um período de espera de cerca de 30 minutos para avaliar possíveis reacções alérgicas. Um procedimento básico até em outras inoculações. Depois, já nas suas residências, os idosos são aconselhados a estarem atentos a outros sintomas, que devem ser reportados em caso de urgência.

Até ao final do dia, o Serviço Regional de Saúde deve emitir uma nota com o número de inoculações feitas nestas duas unidades.

Fechar Menu