Mundo

Rússia disposta a voltar ao tratado "Céus Abertos" se os EUA fizerem o mesmo

None

O Governo da Rússia afirmou hoje estar pronto para regressar ao tratado de controlo militar 'Céus Abertos' ('Open Skies' em inglês), se os Estados Unidos fizerem o mesmo, ressalvando que não esperará para sempre pela decisão norte-americana.

"Deixamos a porta aberta. Mas os nossos colegas em Washington e em outras capitais da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] devem entender que não vamos esperar para sempre", disse o vice-ministro de Assuntos da Rússia, Serguei Riabkov, à agência de notícias Ria Novosti.

Segundo o ministro, o processo de retirada do referido tratado iniciado por Moscovo ainda está em andamento e será concluído se os Estados Unidos não informarem o Governo russo da intenção de voltar "às disposições do acordo", cita a agência France Press (AFP).

A AFP acrescenta que Serguei Riabkov não especificou quanto tempo a Rússia irá dar para finalizar a sua retirada daquele tratado internacional que permite o controle de movimentos militares e instalações estratégicas dos países signatários.

A Rússia retirou-se o ano passado do tratado "Céus Abertos" após a retirada norte-americana ordenada pelo anterior presidente, Donald Trump, que denunciou vários outros acordos internacionais.

A nova administração norte-americana, liderada por Joe Biden, tomou medidas, nas últimas semanas, para voltar a cumprir os termos de vários desses acordos.

O tratado 'Céus Abertos' entrou em vigor em 2002, originalmente com 35 países signatários.

Confere a todos o direito de realizar voos de observação sobre o território dos restantes países que subscrevem o acordo, em troca da obrigação de aceitar tais voos sobre o seu próprio território, a fim de permitir o controlo das atividades militares.

Fechar Menu