Madeira

Natal ameno e molhado antecipa o regresso do bom tempo

Até final do ano, já sem chuva nas previsões a partir de domingo, a temperatura do ar no Funchal deverá manter-se entre os 17/18 ºC, de mínima, e os 22/24 ºC, de máxima

None

Este fim-de-semana de Natal na Madeira, apesar de prever a ocorrência de precipitação, sobretudo nas terras altas, deverá ser ameno, em particular junto ao litoral.

A previsão geral do estado do tempo para o arquipélago da Madeira neste fim-de-semana natalício – até domingo, dia 26 de Dezembro – caracteriza-se pela ocorrência de precipitação, que será por vezes mais intensa nas zonas montanhosas, e que tem tendência a diminuir de intensidade e frequência já a partir de domingo, Primeira Oitava.

Concretamente para este sábado de Natal, espera-se céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, sendo mais persistente nas zonas montanhosas e até meio da tarde.
Condições meteorológicas que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), resultam da passagem de superfícies frontais associadas a um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, que se estende desde a Terra Nova até à Península Ibérica.

Além da chuva, a noite de Natal poderá também ser ventosa em terra, sobretudo em altitude. e agitada no mar.

A previsão aponta para vento que soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante oeste, temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70 km/h. Vento que deverá tornar-se gradualmente fraco a moderado (10 a 30 km/h) a partir do início da manhã deste dia de Natal.

Já a agitação marítima terá ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Relevante será também a pequena subida de temperatura do ar prevista fazer-se sentir este sábado e prevista manter-se na próxima semana. Será um Natal de temperatura amena. Prova disso, o Funchal deverá registar mínima de 18. ºC e máxima 23. ºC.