Coronavírus Madeira

Estar a somar casos diários "não interessa para nada"

Número elevado de novos casos de covid-19 na Região resulta da testagem massiva da população, reforça Pedro Ramos.

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reforçou hoje que o número elevado de novos casos de covid-19 registados esta quarta-feira, 22 de Dezembro, na Região Autónoma da Madeira resulta da testagem massiva da população. 

O governante afirma que estar a somar casos diários "não interessa para nada porque isso é o resultado de uma postura e de uma metodologia que está a ser seguida na Região, que é a testagem massiva da população".

Se nós estamos a testar naturalmente temos de encontrar os casos e ainda bem que nós encontramos para quebrar as cadeias de transmissão. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

Questionado sobre se os novos casos estão relacionados com a nova variantes do vírus, denominada Ómicron, o secretário com a pasta da Saúde avança que ainda não foi possível apurar já que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge não tem feito a análise das amostras recolhidas na Região, contudo, volta a dizer que "naturalmente haverá mais casos na Madeira" desta nova variante.

"A contagiosidade desta variante por ser extremamente elevada naturalmente que rapidamente chega à situação de transmissão comunitária", refere, alertando que neste momento mais de 87% da população está vacinada, pelo que a "situação sanitária é completamente diferente" quando comparada com a realidade de 2020, em que havia transmissão comunitária numa população não protegida. 

Não se deve fazer as analises em função daquilo que é a realidade hoje e aquilo que era a realidade em 2020 é que todas as outras variantes com transmissão comunitária eram estudadas e analisadas numa população que não estava vacinada. Em 2021 a população está vacinada e obviamente a situação sanitária é completamente diferente. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

"Estamos a especular muito sobre esta variante"

Pedro Ramos lembra que a Ómicron está relacionada "apenas com o aumento da contagiosidade, não é tão grave em termos de doença e de hospitalizações", ao contrário do que acontece com as infecções pela variante Delta "que tem mais letalidade e é responsável por mais hospitalizações nos cuidados intensivos". 

"A Madeira não precisa de alterar a sua situação"

As medidas em vigor na Madeira de contenção da pandemia não se vão alterar até ao final do mês de Dezembro, garante Pedro Ramos, acrescentando que o Governo Regional e as autoridades de saúde farão uma análise da situação epidemiológica "após as festas de Natal". 

É preciso ver que a Madeira implementou medidas há um mês que foram de facto seguidas depois pelo Governo da República anunciadas ontem, a Madeira não precisa de alterar a sua situação. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil