Madeira

Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia acolhe as I Jornadas da Educação - Saúde

None

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPERAM (SESARAM), organizam as I Jornadas da Educação - Saúde, esta sexta-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas.

A iniciativa terá lugar, entre as 9 horas e as 17h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

As I Jornadas da Educação - Saúde têm como objectivo consciencializar para a temática da inclusão das pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais de saúde. "Pretendem ainda promover um espaço de reflexão que, pela sua pertinência e oportunidade, possibilitará, certamente, a partilha de pontos de vista sobre Educação Inclusiva enquanto paradigma educacional assente nos princípios dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis". 

Do programa constam dois painéis subordinados às temáticas 'Intervenção Precoce na Infância na RAM' e 'O papel dos profissionais de saúde nas Perturbações do Neurodesenvolvimento', bem como uma mesa redonda intitulada 'Educação e Saúde novos desafios', cujos prelectores serão profissionais de equipas multidisciplinares das áreas da educação e da saúde, nomeadamente, docentes, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e médicos de diversas especialidades, conforme programa em anexo.

Para finalizar, decorrerá uma conferência denominada 'As portas que a Educação continua a abrir', proferida pela mestre Ana Cláudia Cohen, directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena.

Ao longo do dia, serão protagonizados diversos momentos artísticos por alunos de estabelecimentos de educação e ensino da Região.

As I Jornadas da Educação - Saúde contarão com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, na sessão de abertura, e do Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, na sessão de encerramento.