Madeira

PSD destaca que a Madeira mantém em 2022 "o IRC mais baixo do país"

None

O Grupo Parlamentar do PSD visitou, hoje, dia 2 de Dezembro, a empresa FN Hotelaria, onde o deputado Carlos Rodrigues realçou o facto de o Governo Regional da Madeira, estar a promover, desde 2016, "uma política de apoio ao tecido empresarial madeirense".

Essa política, segundo o deputado, tem sido consubstanciada "de diversas formas", das quais se destaca "a fiscalidade, a disponibilização dos sistemas de apoio e ao funcionamento das empresas regionais".

Neste contexto, afirmou que a redução dos impostos, nomeadamente em termos de IRC, tem sido feita desde 2016, de “uma forma paulatina e concertada”, sendo, desde 2021, "a mais baixa em todo país, esgotando-se toda a margem que existe de acordo com a Lei de Finanças Regionais".

Carlos Rodrigues observa ainda que, "com a crise pandémica, instalou-se uma crise generalizada que trespassou todo o sector empresarial regional, com especial acuidade nas empresas do sector do Turismo e atividades similares". Para "atenuar os efeitos desse impacto", adiantou, o Governo Regional "colocou à disposição das empresas regionais diversas linhas de apoio, num total de 170 milhões de euros".

Apoios esses, ressalvou, que apostam também na "diversificação da economia, de modo a permitirem a diferenciação, inovação e empreendedorismo, e evitar a dependência do Turismo".

Para 2022, conforme reforçou Carlos Rodrigues, a proposta de Orçamento da Região tem como um dos aspectos mais relevantes "um apoio de 100 milhões de euros às empresas madeirenses, mantendo a fiscalidade no nível mais baixo".

O deputado, salientou que, "desta forma, o Governo Regional ajuda as empresas a aumentarem a sua capacidade de resistência e o desenvolvimento do tecido empresarial".