Madeira

Região com a 2.ª densidade populacional mais elevada

None

Em 2021, a densidade populacional na Região era de 313,0 habitantes por km2, atingindo o valor mais elevado no Funchal (1 388 hab/km2) e o mais baixo no Porto Moniz (30,4 hab/km2). Por freguesia, este indicador atinge o valor máximo em S. Pedro (4 835,6 hab/km2) e o valor mínimo na Ribeira da Janela (10,8 hab/km2).

A Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulgou esta quinta-feira novas informações relacionadas ao Território, como os valores referentes às áreas,  perímetros e altimetria da versão revista e actualizada da Carta Administrativa Oficial de Portugal, versão de 2020 - CAOP2020 cuja responsabilidade na Região pertence à Direcção Regional do Ordenamento do Território (DROTe).

Comparativamente às outras seis regiões NUTS II de Portugal, a Madeira surge com a 2.ª densidade populacional mais elevada, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa (952,1 hab/km2). O Alentejo é a região com densidade populacional inferior (22,3 hab/km2), enquanto a outra região arquipelágica (Região Autónoma dos Açores) apresenta um valor neste indicador de 101,8 hab/km2.

É ainda disponibilizada informação relativa à população residente nas freguesias (dados provisórios dos Censos 2021), respectiva densidade populacional, dados sobre a estrutura territorial, pontos extremos e os principais sistemas montanhosos.