Coronavírus Madeira

75% dos internados com covid-19 na Madeira estão vacinados

None

O número foi adiantado por Pedro Ramos, à margem da assinatura do contrato-programa entre o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) e a Delegação Regional da Fundação da Luta Contra a Sida. Ontem, 75% dos doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça com covid-19 estavam vacinados.

Quer isto dizer que 25% das situações de doença mais grave poderiam ter sido evitadas, no entender do secretário regional de Saúde e Protecção Civil, apelando, uma vez mais, à vacinação contra a covid-19.

Sobre a incidência da doença nas últimas semanas e o crescente aumento de casos, o governante refere que tal só acontece porque as recomendações básicas, como o uso da máscara, não estão a ser cumpridas, embora o seu uso seja obrigatório, tanto em espaços fechados, como ao ar livre.

Apesar desta medida já estar em vigor, Pedro Ramos aproveitou para informar que a Região vai adoptar o diploma nacional que determina a obrigatoriedade do uso da máscara.

Ainda sobre o contínuo aumento de casos, o secretário com a pasta da Saúde voltou a afirmar que tal só acontece porque a Região tem em curso a testagem massiva da sua população.