Madeira

Madeira acolhe 2.ª Conferência da Macaronésia

Encontro entre membros dos governos e organizações da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde visa fortalecer cooperação em torno da crise pandémica, mobilidade e o futuro do turismo

None

A Região promove esta segunda-feira, 6 de Dezembro, através da Direcção Regional dos Assuntos Europeus a 2.ª Conferência da Macaronésia dedicada ao tema 'Crise Pandémica, Mobilidade e o Futuro do Turismo na Macaronésia: Transição Ecológica e Digital'. 

A iniciativa, que conta, para além dos conferencistas da Região Autónoma da Madeira, com várias personalidades dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde, visa fortalecer a cooperação institucional entre as regiões da Macaronésia, através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta nos domínios económico, social e cultural dos quatro arquipélagos.

Neste âmbito, a Conferência a ter lugar no Savoy Palace proporcionará o debate ao mais alto nível de políticas em torno da mobilidade e segurança sanitária em contexto pandémico, assim como do turismo mais sustentável, resiliente e digital no horizonte 2030, o impacto do pacote Fit for 55 na indústria turística da Macaronésia e ainda a vulnerabilidade acrescida destas Regiões a choques externos.

Os temas discutidos em quatro painéis contam com a participação de membros dos governos e de organizações das quatro regiões da Macaronésia.

Na delegação das Canárias, destaca-se a presença do membro do Governo responsável pela Luta Contra as Alterações Climáticas e a Planificação Territorial, assim como do Presidente da Associação Espanhola de Vacinologia.

A delegação dos Açores liderada pelo Subsecretário da Presidência, Pedro Faria e Castro, integra dentre outros o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna.

O Governo de Cabo Verde faz-se representar por responsáveis da área dos Assuntos Europeus, da Saúde e do Turismo.

O importante debate de temas da actualidade, com impacto nos quatro arquipélagos desta área geográfica, decorre no âmbito do projecto INTEGRA 'Programa de integração de mercados e desenvolvimento da vizinhança económica e social da Macaronésia' enquadrado no Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014 – 2020.

A 1.ª Conferência da Macaronésia subordinada ao tema dos Transportes realizou-se nos Açores, em Abril de 2021, em formato online.