Desporto

Francisco Abreu é Campeão de Portugal de Velocidade

Foto DR
Foto DR

Francisco Abreu conquistou hoje o título de Campeão Nacional de Velocidade, o segundo da sua carreira. O Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV realizou neste sábado a primeira de três corridas a contar para o Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV no Autódromo do Estoril, englobada no Estoril Racing Festival.

Francisco Abreu, ao volante do Porsche 911 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING e Clube Sport Marítimo, dominou da luz à bandeira a corrida, depois de ter rubricado a 'pole position' e, pelo caminho, a volta mais rápida.

Inexplicavelmente e horas depois da corrida ter terminado, o Colégio de Comissários Desportivos decidiu aplicar uma penalização de 30 segundos por alegada infração do procedimento de largada. Penalização esta que atirou o piloto do Porsche 911 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING e Clube Sport Marítimo para um injusto quarto posto.

Se a penalização por alegada falsa partida já é risível – afinal quem controla o pelotão é o piloto da 'pole position' – que dizer da forma como tudo foi feito. Se houve, realmente, uma infração no ato da largada, o Colégio de Comissários Desportivos deveria, imediatamente, ter tomado nota do assunto, impor a respetiva penalização – 'drive through' – e permitir que o piloto fizesse a sua corrida e tentasse chegar aos lugares de pódio.

Com esta inexplicável decisão, horas depois do sucedido e convertendo o 'drive through' em 30 segundos (seguindo o que diz o regulamento), o Colégio de Comissários Desportivos sonegou uma vitória alcançada na pista sem contestação e poderia ter tido influência nas contas do campeonato.

Não se percebe a decisão tão tardia sobre uma alegada falsa partida e a inconsistência e desejo de protagonismo exibidos pelo Colégio de Comissários Desportivos.

A decisão inexplicável e perfeitamente injusta deste Colégio de Comissários Desportivos, sonegou a vitória a Francisco Abreu, mas não foi capaz de roubar o título de Campeão de Portugal de Velocidade ao piloto madeirense.

Entretanto, convirá lembrar que Francisco Abreu arrancou da 'pole position', dominou a seu belo prazer a corrida e quando o 'Safety Car' entrou em pista, o piloto do Porsche 911 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING e Clube Sport Marítimo tinha uma vantagem superior a 10 segundos sobre o segundo classificado.

Depois do recomeço, Francisco Abreu voltou a ter um andamento inalcançável para os seus adversários, vendo a bandeira de xadrez no primeiro lugar com o Porsche 911 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING e Clube Sport Marítimo a rubricar a volta mais rápida da corrida. O que permite perceber a dimensão do domínio exercido sobre os seus adversários ao longo da prova.

Amanhã o programa do Estoril Racing Festival, contempla duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV, com Francisco Mora a tomar o volante do Porsche 911 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING e Clube Sport Marítimo para a segunda corrida do fim de semana (12.05) juntando-se os novos Campeões de Portugal de Velocidade, Francisco Abreu e Francisco Mora para realizarem a corrida em formato Endurance (15.25) a última da edição 2021 da competição.

“Estou deveras feliz com este título conquistado, apesar de toda a frustração e revolta que sinto por me ter sido retirada uma vitória justa e conquistada com valor na pista. É o coroar de uma temporada que tanto eu como o Francisco Mora fomos tornando cada vez mais fácil com muita camaradagem, muita troca de informação e um excelente andamento em todas as condições. Somos uns justos campeões e nesta hora de celebração não posso deixar de agradecer à minha família e em particular ao meu pai, aos meus patrocinadores CANON, BRISA, GTS, ONRISING e Clube Sport Marítimo, á Veloso Motorsport que nos entregou um carro sempre brilhante. E, claro, ao Francisco Mora por acreditar no meu valor para este projeto. Temos mais duas corridas para disputar e vencer e é isso que vamos tentar fazer para fechar com chave de ouro esta temporada onde me sagrei bi-campeão de Portugal de Velocidade.” Francisco Abreu