Mundo

Quase 400 mil casas sem electricidade nas zonas afectadas pelo tornado nos EUA

Foto DR/Twitter
Foto DR/Twitter

Cerca de 400 mil casas ficaram sem eletricidade nas zonas dos Estados Unidos que foram afetadas por múltiplos tornados, que já provocaram pelo menos 50 mortos nas últimas horas.

Segundo a página especializada Poweroutage, citada pela agência Efe, os estados mais afetados são o Michigan, com mais de 175 mil pessoas sem eletricidade, e Tennessee com 144 mil casas sem energia.

No estado de Kentucky, um dos mais afetados e onde está localizada a povoação de Mayfield, que teve grande parte de seus prédios praticamente destruídos por um tornado, há mais de 92 mil pessoas sem eletricidade.

Também há cortes de energia em 75 mil casas no estado de Indiana, 35 mil no de Ohio e 13 mil no estado de Illinois.

Neste último estado, houve um desabamento na noite de sexta-feira num armazém da Amazon, que provocou, pelo menos, dois mortos.

Também há mais de 21 mil pessoas sem energia no Arkansas. Neste estado, o tornado afetou uma casa de repouso e matou um dos residentes.

O governador do estado de Kentucky, Andy Beshear, admitiu hoje que mais de 100 pessoas podem ter morrido na sequência dos tornados e mau tempo que varreram vários estados e causaram danos catastróficos.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, considerou hoje uma "tragédia inimaginável" os tornados que fizeram já dezenas de mortos e estão a atingir vários estados dos Estados Unidos da América desde sexta-feira.

"Estamos a trabalhar com os governadores (dos estados) para garantir que tenhamos o necessário para a busca de sobreviventes", disse Joe Biden numa declaração na rede social Twitter.

Os tornados são um fenómeno relativamente comum nos Estados Unidos.

Desde sexta-feira, foram relatados pelo menos 30 tornados em seis estados: Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee.

Na cidade de Mayfield, Kentucky, morreram pelo menos 50 pessoas numa fábrica de velas que colapsou.

As autoridades locais disseram que estavam na fábrica mais de 100 pessoas e admitiram que haverá mais vítimas mortais sob os escombros.

Também foram reportadas pelo menos quatro mortes nos estados do Tennessee e Arkansas.