Madeira

Principal preocupação da comunidade madeirense em Jersey é falta de mão de obra, refere Rui Abreu

None

O director regional das Comunidades e da Cooperação Externa, Rui Abreu, está a realizar, pela primeira vez,  uma visita à comunidade madeirense em Jersey.

No segundo dia de visita à Ilha do Canal, Rui Abreu fez esta manhã uma visita a diversos espaços comerciais (lojas, cafés, supermercados e restaurantes) detidos por madeirenses em Saint Helier e ainda almoçou com o Mayor da cidade, Simon Crowcroft.

Rui Abreu destacou que esta viagem a Jersey “está a ser uma experiência interessante", reforçando que a Madeira tem "de facto uma comunidade muito forte" naquela ilha.

O director regional tomou conta das principais preocupações da comunidade em Jersey, que se assemelham com a situação vivida na Madeira - a falta de mão de obra e a insuficiência de voos de ligação à Região na época natalícia, - dando como exemplo a situação de um empresário madeirense que só tem a possibilidade de abrir o seu restaurante para festas, já que "não tem pessoas para trabalhar e poder abrir nos outros dias", fazendo ainda referência a "uma frase interessante" de outra madeirense: "Antigamente andávamos à procura de trabalho, agora o trabalho anda à procura das pessoas". 

Há aqui duas coisas que me chamaram a atenção e que são semelhantes ao que se passa na Madeira. A principal preocupação da comunidade madeirense aqui é a falta de mão de obra para os negócios. A outra situação tem a ver com voos directos que existem para a Madeira nesta altura, em Dezembro e Janeiro e que estão completamente cheios, apesar do preço ser elevado. As pessoas queriam que houvessem mais voos.

O governante madeirense continua, esta tarde, a visitar outros estabelecimentos comerciais e à noite terá um jantar convívio com os emigrantes cuja animação estará a cargo dos artistas emigrantes Lúcia Macedo, Válter Duarte e Carlos Rodrigues.