Madeira

27 finalistas da Escola Lucinda Andrade em São Vicente tiveram a bênção das capas

Fotos DR
Fotos DR

Ontem foi dia de festa na Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (EBSDLA), em São Vicente, com 27 alunos finalistas daquele estabelecimento de ensino a  realizarem a cerimónia da Bênção das Capas, simbolizando a conclusão de uma importante etapa nas respectivas vidas académicas.

As celebrações começaram com a recepção aos finalistas e respectivos encarregados de educação pelo Conselho da Comunidade Educativa e Conselho Executivo da escola, ao que se seguiu a 'Cerimónia Âncora de Esperança', na qual os finalistas e os seus encarregados de educação ouviram discursos de agradecimento e reconhecimento pelo sucesso alcançado, bem como de incentivo à resiliência para um futuro que se augura de êxitos, numa “viagem marcada pelo trabalho e respeito pelos Valores e Felicidade”, nas palavas da educadora de infância Conceição Costa e do professor José António Moniz, padrinhos dos finalistas.

O momento contou ainda com a actuação musical da aluna Nicole Góis, que, mediante interpretação do tema "Imagine", de John Lennon, sintetizou o mote desta Bênção das Capas 2021/2022: a Esperança. “Cada finalista simboliza um barco pronto a lançar-se ao mar e capaz de descobrir rosas e rios e manhãs claras, como diz o poeta Eugénio de Andrade”, cita uma nota enviada pela escola.

Os finalistas assinaram depois a respectiva estrela, posteriormente colocadas no 'Passeio das Estrelas', que ficará no principal corredor da escola até Dezembro 2022, sendo ainda presenteados com alguns brindes. E porque “festa sem bolo não é festa”, passou-se ao cortar do bolo propositadamente elaborado para esta ocasião comemorativa desta etapa vitoriosa, pelas auxiliares de cozinha da EBSDLA.

Próximo destino, os Paços do Concelho, onde os finalistas foram recebidos pelas vereadoras Rosa Castanho e Joana Santos. Por entre as habituais palavras de incentivo ao sucesso, os jovens finalistas foram de igual modo brindados com uma pequena oferta do Município de São Vicente para simbolizar a finalização desta etapa.

Seguiu-se a Cerimónia Litúrgica na igreja matriz do concelho, cerimonial que contou com a presença e representação de diversas entidades locais e regionais, designadamente do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, do diretor regional de Educação, do diretor da Inspeção Regional de Educação, da diretora de Serviços da Educação Especial e da vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de São Vicente. 

A Missa foi cantada pelo grupo de finalistas, que pediram e agradeceram a Deus a luz que orientou ao longo destes anos e a sua proteção para as etapas futuras. 

Realce-se que, em conformidade com a legislação actual, todos os participantes foram portadores do certificado de vacinação e de despiste com resultado negativo da infecção por SARS-CoV-2, mediante realização de teste TRAg (antigénio) efectuado nas 48 horas anteriores à realização das atividades.