eleições legislativas Madeira

Lista do PS aprovada com Carlos Pereira, Miguel Iglésias e Marta Freitas nos três primeiros lugares

None

A Comissão Política do Partido Socialista-Madeira (PS-M), aprovou, esta manhã, a lista de candidatos às eleições legislativas nacionais do próximo dia 30 de Janeiro.

Carlos Pereira mantém-se como cabeça de lista ao Parlamento nacional, sendo o segundo lugar ocupado por Miguel Iglésias, actualmente deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, e o terceiro por Marta Freitas, deputada em São Bento na legislatura que agora termina.

Nas posições seguintes estão, respectivamente: Mara Franco, Luís Chá Chá e Ana Sofia Dias.

É a confirmação da notícia avançada na edição impressa do DIÁRIO deste sábado.

"A lista de candidatos foi aprovada com 86,1% dos votos e apenas cinco abstenções", refere o PS em comunicado de imprensa.

"Com esta equipa candidata, o PS-Madeira tem como objectivo reforçar a sua influência naquele que é o principal órgão legislativo do país, tendo em vista contribuir de forma mais assertiva para a consolidação da alternativa política ao Governo Regional da Madeira", pode ler-se na  mesma nota.

No final da reunião da Comissão Política, Paulo Cafôfo destacou o facto de "esta ser uma lista totalmente paritária e constituída por quadros com méritos reconhecidos, competência técnica, capacidade política e experiência parlamentar", caraterísticas que, segundo o líder do partido, "se revelam de grande importância no actual momento, de modo que seja possível avançar com os diversos assuntos pendentes com a República, bem como dar resposta aos exigentes desafios económicos".

O também presidente da Comissão Política salientou que "esta é uma candidatura que se pretende que possa representar bem o partido ao nível nacional", mas, acima de tudo, “defender o melhor possível a Madeira, os interesses da Madeira e os madeirenses”.

O líder socialista apontou também como objectivo o "aprofundamento das questões da Autonomia". “É essencial que nesta legislatura que irá iniciar-se os assuntos da Madeira possam ser melhor defendidos, com conhecimento de causa, particularmente as questões ligadas à reforma do sistema político, com a Lei de Finanças Regionais à cabeça, mas também questões como a continuidade territorial, que são fundamentais para o futuro da nossa Região”, disse, considerando ainda importante "uma lista com uma maior ligação com a direcção regional do partido, de modo a trabalhar "de forma coesa pelos interesses da Região”.

Paulo Cafôfo afirmou ainda que esta é uma lista “comparavelmente melhor” do que a do PSD-CDS, acrescentando o PS vai “lutar para manter os três deputados que tem na Assembleia da República”.

Sublinhou também o facto de os candidatos representarem vários concelhos, nomeadamente o Funchal, Santa Cruz, a Ponta do Sol e o Porto Santo.