Coronavírus Mundo

Organismo que juntou OMS e Banco Mundial defende fundo para pandemias

None
FOTO EPA/ROBERT GHEMENT

O organismo criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Banco Mundial para monitorizar a preparação para crises sanitárias defende a criação de um fundo internacional para financiar a futura resposta a pandemias como a de covid-19.

A Comissão de Acompanhamento da Preparação Global (Global Preparedness Monitoring Board) concluiu hoje uma nova reunião para analisar a resposta mundial à pandemia de covid-19, tendo feito cinco recomendações, incluindo a criação do fundo e a adoção de um tratado internacional para a preparação de pandemias, este último defendido anteriormente pela OMS e apoiado por diversos países.

O organismo, codirigido pelo senegalês Elhadj As Sy, foi criado pela OMS e pelo BM na sequência da epidemia do vírus Ébola na África Ocidental. Os resultados da reunião de hoje foram apresentados na videoconferência de imprensa regular da OMS sobre a evolução de covid-19.

Segundo Elhadj As Sy, ex-secretário-geral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a pandemia de covid-19 "evidenciou que o mundo está dividido em muitas questões, revelando a polarização e o nacionalismo".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 5.020.845 mortes em todo o mundo, entre mais de 248,03 milhões infeções, de acordo com o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.184 pessoas e foram registados 1.094.048 casos de infeção, segundo dados atualizados da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.