Coronavírus Madeira

Mais de 100 em protesto contra novas restrições em frente à Quinta Vigia

None
Foto DR

O cenário volta a repetir-se nesta manhã de 27 de Novembro, junto à Quinta Vigia, no Funchal: mais de uma centena de pessoas, com cartazes, protestam contra as medidas de contenção da pandemia que entram hoje em vigor na RAM. Há presença policial no local.

Vacinação e teste exigidos a partir de hoje em vários espaços da Madeira

O acesso a restaurantes, hotéis, recintos desportivos, ginásios e cabeleireiros da Madeira, entre outros espaços da região, exige a partir de hoje a apresentação do certificado de vacinação contra a covid-19 e um teste negativo.

Recorde-se que, na passada quinta-feira, cerca de 200 reuniram-se frente à residência oficial do presidente do governo da Região Autónoma da Madeira, para reivindicar o fim das restrições.

Dezenas manifestam-se contra restrições junto à Quinta Vigia

Dezenas de madeirenses saíram hoje à rua para protestar contra as últimas medidas avançadas pelo Governo Regional no âmbito do combate à covid-19.

“A pandemia é uma fraude”

Negacionistas pedem esclarecimentos e demissão de Miguel Albuquerque

A partir de hoje, o acesso a restaurantes, hotéis, recintos desportivos, ginásios e cabeleireiros, entre outros espaços, na Madeira, exige apresentação do certificado de vacinação contra a covid-19 e um teste negativo.

Depois de uma semana de adaptação, em que foi necessário apenas um dos documentos, a região exige desde as 00:00 de hoje, e pelo menos até às 24:00 de 15 de Dezembro, a apresentação de ambos os comprovativos para estes espaços, bem como para bares e discotecas, eventos culturais, cinemas, atividades noturnas, jogos, casinos e outras atividades sociais similares.

Segundo a resolução do executivo, também é obrigatória a apresentação cumulativa "nas celebrações pós-religiosas ou civis, nomeadamente, e sem excluir, festas de casamentos, batizados, primeiras comunhões, crismas, festas de finalistas e reuniões familiares".

A obrigatoriedade de apresentação de apenas um dos comprovativos (vacinação ou teste rápido) mantém-se para aceder a supermercados e grandes superfícies, mercearias, transportes públicos, farmácias, clínicas e outros serviços de saúde, igrejas e outros locais de culto, e para realizar atos urgentes relativos à Justiça e recorrer a outros serviços essenciais, como correios, atendimentos em autarquias, transportes públicos e postos de abastecimento de combustível.

Segundo o diploma publicado, são excepção os menores de 12 anos e "as pessoas que, por razões de saúde, não podem ser vacinadas, mediante a apresentação de declaração médica formal" ou que tenham documento médico certificando estar recuperado da doença, emitido nos últimos 90 dias.

A medida, que envolve a possibilidade de os cidadãos realizarem testes rápidos gratuitos de sete em sete dias (período durante o qual os resultados são considerados válidos), integra um conjunto de restrições anunciadas na semana passada pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP), numa altura em que o arquipélago, com cerca de 251 mil habitantes, registou um aumento do número diário de casos de covid-19.

A Madeira registou, nas últimas 24 horas, uma morte associada à covid-19 e 101 novos casos, contabilizando agora 651 situações activas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

Madeira com 101 novos casos de covid-19

De acordo com a Direcção Regional de Saúde, a Madeira registou hoje 101 novos casos de covid-19. Trata-se de três casos importados (um do Reino Unido, um da Suíça e um da Alemanha) e de 98 casos de transmissão local.