Desporto

Filipe Sousa felicita Leonardo Jardim pela conquista da Liga dos Campeões Asiática

None

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, e todo o elenco camarário felicitam o treinador Leonardo Jardim pelo feito de ter sido o primeiro português a conquistar a Liga dos Campeões Asiática em futebol. A equipa que comanda, o Al-Hilal, venceu os sul-coreanos do Pohang Steelers.

"Este é mais um marco numa carreira brilhante e que honra muito este concelho, no qual cresceu e iniciou a sua carreira", refere em comunicado.

Leonardo Jardim, de 42 anos, nasceu na Venezuela, mas mudou-se para a Madeira ainda na infância.

Iniciou a carreira de treinador na formação do Santacruzense, a meio da década de 1990, passando depois como adjunto de vários emblemas madeirenses até se tornar treinador do Camacha em 2003.

Passou depois por Desportivo de Chaves, Beira-Mar e Sporting de Braga, sagrando-se depois campeão grego no Olympiakos na temporada 2012/13.

Esteve um ano no Sporting e rumou ao Mónaco em 2014, tendo conquistado este ano a liga francesa, ao final da terceira época, quebrando o 'jejum' de 17 anos do emblema do principado, contando com a ajuda dos internacionais portugueses Bernardo Silva e João Moutinho, além de outras figuras como Radamel Falcao e Kylian Mbappé. Por este feito, foi homenageado, em 2017, pela Câmara Municipal de Santa Cruz, tendo recebido a Chave de Honra da Cidade de Santa Cruz.